Com o crescimento intenso dos smartphones pelo mundo inteiro, é natural também que aumente o número de aplicativos voltados para dispositivos móveis, mas será que todos sabem realmente como desenvolver um aplicativo? Como elaborar a interface?

Jakob Nielsen deu uma definição em forma de cinco pontos principais para se conseguir atingir a máxima usabilidade de um sistema:

  • Sistemas devem ser executados com maior eficiência possível;
  • Devem ter fácil aprendizado;
  • Devem garantir máxima satisfação ao usuário;
  • Devem ter sua forma de uso rapidamente recuperada da memória do usuário;
  • Deve ocorrer o menor número de erros possível durante sua execução.

Todos esses pontos também são usados quando se fala em usabilidade em aplicativos.

Outro fator muito importante é o fato de que algo desenvolvido para mobile certamente não terá as mesmas funcionalidade que o da versão desktop. Na maioria das vezes é preciso retirar alguma funcionalidade para que o aplicativo não fique muito difícil de aprender, ou até mesmo por motivos de desempenho.

O que é preciso saber sobre interface?

Quando se fala sobre a interface do aplicativo, é importante comentar que:

  • Botões com funções mais drásticas no aplicativo, como por exemplo, o de fechar, deve estar em posições estratégicas para que o usuário não clique sem intenção.
  • Para apresentar grandes quantidades de informações é preciso usar componentes coringas para que o visual da tela não fique muito poluído. Esses elementos normalmente são tabelas, gráficos, mapas e diagramas.
  • É importante seguir padrões para que assim o usuário possa transferir o seu conhecimento de um aplicativo para o outro sem precisar reaprender tudo novamente.

Uma navegação inadequada com certeza irá prejudicar o aprendizado do usuário, portanto essa navegação é feita através de janelas, menus, caixas de diálogos e painéis de controle em formato compreensível para facilitar para o usuário.

Vale também comentar que imagens e cores são muito mais fáceis de lembrar-se do que palavras e textos, então, em botões e links é uma boa prática sempre utilizar cores diferenciadas, tentando seguir um padrão de cores para quando for uma ação positiva e para quando for uma ação negativa, e também utilizar imagens que demostrem a ação que será tomada com o clique daquele botão, como por exemplo, uma porta se abrindo para o botão de sair.

O uso de templates:

Para que se possa seguir um padrão no aplicativo que está sendo desenvolvido é muito importante que o desenvolvedor tenha alguns templates de modelo para as telas. Esse template irá fazer com que ele venha a utilizar sempre os mesmos botões, barras, caixas de textos, espaço para imagens etc, para que assim o usuário se acostume com aqueles padrões. Para isso é importante que antes de começar a desenvolver o aplicativo, o desenvolvedor tenha definida pelo menos uma tela, com todos os componentes possíveis que ela irá conter. Tendo essa tela definida, o desenvolvedor pode então criar esse template baseado nessa tela e em seguida para as outras telas do aplicativo, usar esse template como base, ao invés de começar as telas do zero.

O espaço que o aplicativo irá ocupar é importante?

dicas-5-apps

O espaço que o aplicativo irá ocupar no aparelho do usuário final é uma das coisas mais importantes de se levar em consideração. Ninguém gosta de utilizar um aplicativo que fique travando toda hora ou até mesmo feche por falta de memória ou de um aplicativo que utilize a memória de outros três. Levando isso em consideração, é preciso tomar muito cuidado ainda na parte inicial do projeto que é onde os protótipos são feitos, tomar bastante cuidado com imagens que ocupam bastante espaço e principalmente com efeitos que são os maiores ocupantes de memória na hora que o aplicativo está rodando.

É importante que nos tempos de hoje, em que os smartphones estão tomando conta, quem deseja desenvolver um aplicativo para comercializar tenha tudo isso em mente, pois com certeza o usuário vai optar pela melhor opção. Podem existir vinte aplicativos com as mesmas funcionalidades, com certeza o usuário irá escolher aquele que tenha uma interface mais amigável, que seja mais rápido e que ele consiga achar a funcionalidade que ele deseja de um jeito mais fácil do que os outros.

Autor: Willian Marcolin

Fontes:

Design de aplicativos: veja dicas matadoras e exemplos para se inspirar


http://www.cesed.br/enpac/anais/arquivos/anais/areatematica-sistemas/sis001.pdf