FRAMEWORKS NODE JS – ADONIS X NEST

Este artigo realizará uma breve análise entre os dois maiores frameworks Node.js da atualidade, Adonis.js e Nest.js, descrevendo suas características e melhores aplicações para cada framework.

Um framework é um conjunto de bibliotecas, auxiliares e ferramentas capazes de unir trechos de um projeto de desenvolvimento, auxiliando a construir e executar aplicativos da web com menos esforços. Tendo em vista que existem montanhas de frameworks na internet, trataremos sobre os dois maiores frameworks Node JS da atualidade, Adonis JS e Nest JS, levando em consideração suas vantagens e desvantagens.

ADONIS.JS

Inspirado nos frameworks Laravel (PHP) e Ruby on Rails (Ruby), o Adonis não é um framework minimalista. Para dar uma vantagem nos projetos, existem muitos recursos
básicos dentro do núcleo da estrutura. Ele também cria uma grande quantidade de códigos padrões, fazendo boa parte do trabalho para você.


O Adonis possui uma imensa quantidade de funcionalidades, que foram todas desenvolvidas exclusivamente para ele. Geralmente, é possível criar uma aplicação completa sem a utilização de nenhuma biblioteca externa, é só instalar o módulo requerido e o Adonis fará o resto.


Quando usar:
• Você deseja utilizar TypeScript, com um rápido e fácil desenvolvimento
• Você prefere estabilidade sobre flexibilidade
• Você não quer fazer tudo sozinho

NEST.JS

Nest JS é um framework Node.js progressivo para a construção de aplicações server- side eficientes e escaláveis. É construído com TypeScript (suporte total), e combina elementos de POO (Programação Orientada a Objetos), PF (Programação Funcional) e PRF (Programação Reativa Funcional).


A estrutura inicial do Nest é simples e minimalista, fornecendo uma base da arquitetura pronta para o desenvolvimento das novas funcionalidades. A grande maioria das funcionalidades do Nest não são desenvolvidas internamente, sendo soluções já consolidadas na comunidade e de total personalização pelo usuário, tornando o Nest em um grande “agregador de funcionalidades”.


Quando usar:
• Você deseja utilizar TypeScript
• Você prefere estabilidade sobre flexibilidade
• Construção de aplicações de larga escala

Conclusão

Considerando as características dos frameworks, o Adonis.js é fortemente recomendado para situações aonde o projeto precise estar no ar em pouco tempo (startup), devido sua alta produtividade. E para aquelas aplicações aonde o foco é crescer muito, o Nest torna-se mais apropriado, devido sua alta escalabilidade e grande compatibilidade com soluções já renomadas no mercado.

Autor: Filipe Andreis

Referencial

https://www.lewagon.com/pt-BR/blog/o-que-e-framework

https://nestjs.com
https://adonisjs.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.