Geolocalização e o seu uso para apoiar a tomada de decisões em aplicações

Muitas vezes quando gostaríamos de ir para um lugar que não conhecemos, é muito comum utilizar algum aplicativo que encontre a menor rota de acordo com o que for mais importante para quem for realizar esse percurso. Entretanto, apesar de ser cada vez mais comum situações como essa, muitas pessoas ainda não sabem como a geolocalização funciona e em como ela está impactando no seu dia a dia.

O QUE É GEOLOCALIZAÇÃO?

 Geolocalização que também pode ser conhecida como georreferenciação é uma tecnologia que utiliza diferentes técnicas e sinais para descobrir as coordenadas geográficas de um dispositivo, sendo amplamente utilizada em diversos segmentos de negócio para rastrear, acompanhar e fornecer dados de localização.

1 – GEOLOCALIZAÇÃO POR GPS

GPS (Global Positioning System) é o sistema de geolocalização mais conhecido pela maioria das pessoas, isso se deve ao fato dele ser um dos pioneiros na utilização desse conceito de georreferenciação. O seu funcionamento consiste em utilizar satélites para localizar um dispositivo emitindo sinais, que após serem captados por esses satélites, são capazes de indicar a posição do objeto emissor dos sinais. 

2 – GEOLOCALIZAÇÃO POR WI-FI

A geolocalização por wi-fi é uma técnica utilizada para descobrir a localização de um dispositivo de acordo com a intensidade do sinal recebido. Para isso funcionar é necessário que o dispositivo possua as configurações no seu hardware necessárias para essa técnica, dessa forma é realizada uma análise dos pontos acessos que estejam ao alcance do wi-fi do dispositivo, uma vez descobrindo esses pontos de acesso, é realizado a análise da localização deles para estimar a localização do dispositivo com base na força do sinal wi-fi emitida pelo ponto de acesso em relação com a intensidade do sinal recebida pelo dispositivo que deseja localizar.

3 – GEOLOCALIZAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA

O uso da radiofrequência, também conhecida como GSM, para localizar um dispositivo consiste na emissão de ondas eletromagnéticas através de uma torre de comunicação que serão enviadas para todo o seu raio de alcance afim de localizar o dispositivo.

Apesar ser uma excelente técnica de localização, isso exige que o dispositivo esteja dentro do raio de alcance de uma torre de comunicação e que não exista nada impedindo de receber as ondas emitidas pela torre.

APLICABILIDADES DE GEOLOCALIZAÇÃO EM SOFTWARES

Nos últimos anos o número de softwares utilizando o conceito de geolocalização em suas soluções digitais tem aumentado cada vez mais, isso se deve em grande parte, ao grande número de novas possibilidades que podem ser exploradas com o seu uso.

Saber a localização exata de um dispositivo permite que inúmeras análises sejam realizadas a partir dessa informação, apesar de ainda ser um dilema quanto a segurança dessa informação, o seu uso permite oferecer uma maior praticidade para milhares de pessoas todos os dias através de serviços como o de rastreamento de encomendas, pedidos, e lanches, somando a isso, o seu uso permite encontrar a melhor rota de percurso para alguma localização desejada, permite filtrar resultado de pesquisas com base em um raio de distância, além de uma infinidade de outras possibilidades.

Outra área que está fazendo grande utilização e se beneficiando da geolocalização é o segmento que utiliza inteligência artificial para tarefas autônomas, o que está presente em diversos segmentos, desde o setor agrícola, através da agricultura com precisão, até em produtos utilizados no conceito de casa inteligente.

CONCLUSÃO

Atualmente o número de soluções digitais utilizando a geolocalização é muito superior ao de alguns anos atrás, isso se deve a constante evolução e aperfeiçoamento que esse conceito vem passando com o decorrer dos anos. Além disso, o seu uso está presente em áreas relativamente novas, e o número de sua aplicabilidade só cresce, sendo assim, a perspectiva para o futuro dessa tecnologia é promissor e promete evoluir cada vez mais e se tornar ainda mais presente na rotina de milhares de pessoas de todo o mundo.

REFERÊNCIAS

https://www.pontotel.com.br/geolocalizacao/

https://www.totvs.com/blog/gestao-para-rotas/geolocalizacao/

https://azultecnologia.com/blog/rastreamento-via-satelite-ou-radiofrequencia-o-que-considerar

https://blog.xpeducacao.com.br/como-funciona-gps

https://www.pcguia.pt/2021/01/como-funciona-a-localizacao-atraves-de-wi-fi/

https://codificar.com.br/geolocalizacao-o-que-e/

Autor: João Victor Larger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *