O que é UI Design

O User Interface Design (Design de Interface do Usuário), é aonde ocorre a interação e controle de um dispositivo, software, aplicativos ou sites por parte do usuário. Esta interação pode ocorrer através de botões, menus e demais componentes da interface.

Projetos de UI podem ser utilizados para garantir as necessidades que o usuário irá utilizar, e assim criando uma interface que contenha elementos de fácil utilização e acesso, para que seja alcançado um bom nível de experiencia amigável ao usuário e não cause frustações ao utilizar um sistema.

Atualmente é muito importante entender que User Interface não é apenas como uma aplicação se parece e quais cores foram utilizadas para tal processo, também se baseia como uma aplicação irá funcionar e como a interação do usuário será realizada indo além da aparência. Para que possa ser alcançado devemos utilizar a User Experience (UX Design) que por mais que os nomes sejam parecidos são abordagens bem diferentes, já que UX estará relacionado com a experiencias e os sentimentos do usuário e a UI será a maneira com que este usuário alcançara a experiencia.

Diferença entre UI Design e UX Design

UI é quando falamos de criação de interfaces para que o usuário final possa interagir com a aplicação, utilizando as melhores práticas para que seja criado uma interface de fácil utilização e visualização de todas informações.

UX normalmente confundido com UI por serem apresentados juntamente na interface, mas a verdade, é que UX se encaixa na sensação que um usuário irá ter ao navegar por uma interface. Assim a UX é responsável por criar um sentimento bom ao usuário enquanto os mesmos utilizam a aplicação tornando esta experiencia em algo inesquecível. UX também está relacionada com a forma que as funções principais serão utilizadas pelo usuário, usabilidade criação de novos cadastros, e pesquisas.

 

 

Preocupações com a Usabilidade

É necessário que um usuário consiga identificar elementos de interface e o que os mesmos realizam de uma forma clara. Por isso a criatividade ao compor um elemento é muito importante, mas deve se levar em conta os padrões que os usuários já estão acostumados a utilizar e reconhecer facilmente.

Um exemplo fácil de utilizar e a cor de botões que estamos acostumados a utilizar e ver aplicações. Aonde a maioria utiliza a cor verde para ações positivas como salvar, adicionar, e a cor vermelha para ações de negação com deletar. Se trocar as cores para as ações podem acontecer confusões durantes processos simples deixando o usuário frustrado com a situação.

A utilização de palavras abreviadas ou apenas uma palavra em um botão e a utilização de ícones poderá dar ao usuário uma mensagem mais clara e adequada sobre as funcionalidades de tomar uma ação.

Acessos Facilitados

É muito importante que a interface seja redundante, deixando mais de um caminho possível para que o usuário chegue em seu objetivo ou desfaça alguma ação errada, este papel de guiar de forma fácil o usuário é do profissional de UI Design.

Um exemplo que podemos utilizar e a tela de cadastro que muitos sites utilizam quando um usuário arrasta o mouse pra fora da área de trabalho do browser e a janela modal de fotos do facebook, que podem ser facilmente fechadas utilizando um clique em qualquer parte da tela fora do modal, clique na opção fechar no canto superior e ou apertando o ESC do teclado.

Interação com o usuário

A importância de interação com o usuário é muito importante, a interface deve realizar esta tarefa com muita frequência para que seja mostrado informações sobre ações tomadas e os processos realizados pela aplicação. Exemplos muito simples são as barras de carregamento que podem deixar o usuário esperando o seu carregamento ou finalizar um processo por não ser se o mesmo será carregado.

Prototipagem

A utilização de protótipos, rascunho e wirefrmaes é muito comum para o profissional de UI, para que possa ser desenhado a estrutura inicial do projeto. É a parte essencial, pois através da prototipagem começara a ter uma visão geral do layout e das hierarquias de todo conteúdo da aplicação, a disposição dos elementos da interface e pontos de interação.

 

 

Para trabalhos com HTML, CSS e aplicativos mobile não é aconselhado a criação de interfaces sem que antes o cliente tenha aprovado todo projeto, pois para realizar modificações torna-se muito trabalhoso e demorado.

Referências

Lovi, Rafael. O Que é User Interface (UI)?. Disponível em: < https://www.raffcom.com.br/blog/o-que-e-ui/>. Acesso em  25 abril de 2018.

As Diferenças entre UI Designer e UX Designer. Disponível em: < http://multiad.com.br/design/as-diferencas-entre-ui-designer-e-ux-designer/>. Acesso em 27 abril de 2018.

Rodrigues, Raianne. 5 Dicas: UX e UI design. Disponível em: < https://blog.novatics.com.br/5-dicas-ux-e-ui-design-d787ef46b6b8 >. Acesso em 27 abril de 2018.

Matiola, Willian. O Que é UI Design e UX Design?. Disponível em: < http://designculture.com.br/o-que-e-ui-design-e-ux-design>. Acesso em 28 abril de 2018.

Matiola, Willian. O Que é UI Design e UX Design?. Disponível em: < http://designculture.com.br/o-que-e-ui-design-e-ux-design>. Acesso em 28 abril de 2018.