Muito se tem falado sobre SaaS, em função disso estou colocando algum conteúdo sobre ele para servir como base de informação.

Software como serviço, do inglês Software as a service, é um instrumento mercadológico para fornecer um software, em forma de um serviço ou prestação de serviços.

O software é executado em um servidor, não sendo necessário instalar o sistema no computador do cliente, bastando acessá-lo por meio da internet. Como exemplo, tem-se o Google-Docs que oferece um pacote de programas de escritório.

Isso implica diretamente na forma de gerar receita com a distribuição de um sistema. No modelo de software, vende-se um produto e recebe-se por ele ao entregá-lo ou durante seu desenvolvimento cobrando geralmente altos valores sobre ele. No modelo de serviços, se desenvolve uma solução sem cobrar nada do cliente e depois ela será disponibilizada na internet para que vários clientes possam usufruir de seus serviços, nesse caso, o cliente irá pagar uma locação que lhe dá direito de uma certa quantidade de tempo ou quantidade de utilização ou pagará para cada vez que usufrui de um serviço.

A curto prazo, o modelo de software é mais caro e lucrativo. A longo prazo, o SaaS passa a ser mais vantajoso para o fornecedor e seu cliente.

O SaaS quando utilizado de forma inteligente possibilita ganhos de receita variável que a longo prazo são mais viáveis que a venda de software comum. Pois cobrando-se como serviço, não pesa no bolso do cliente, podendo-se obter uma quantidade infinita de novos consumidores.

O dono do software continua sendo a empresa que a produziu e seus clientes sempre terão a solução mais atualizada a custos viáveis.

Apesar do nome similar, não deve ser confundido com Web Services, que diz respeito a modularização, reaproveitamento e integração de processos de sistemas heterogêneos. Mas de qualquer forma, é interassante que alguns sistemas que utilizem da teoria SaaS disponibilizem seus serviços através de Web Services, dessa forma, seus serviços poderão ser utilizados em outros sistemas, sem precisar de intervenção humana, gerando novos tipos de produtos e serviços automatizados.

Os conceitos de Saas (Software como um Serviço) e HaaS (Hardware como um serviço) estão se difundindo rapidamente com o novo modelo de computação conhecido como cloud computing.

Autor: Thiarlei Macedo
Fonte: blogdothiarlei.blogspot.com