Devido ao crescimento do uso de smartphones e outros dipositivos móveis, a demanda de desenvolvimento nesse seguimento cresceu enormente, logo programadores habituados a softwares e sistemas para desktops foram migrando aos poucos para essa categoria. O apache cordova acabou facilitando essa transição, com desenvolvimento nas linguagens web (HTML, CSS e Javascript) diversos programadores viram nele uma boa saída para programar para os novos dispositivos.

Por ser uma framework gratuito, logo surgiram diversas formas de usá-lo, ou melhor, diversas IDE’s que prometem facilitar o desenvolvimento e testes no framework. Algumas muito boas e outras nem tanto, então qual escolher? Isso irá depender do que se trata o aplicativo a ser desenvolvido, e também a gostos e peculiaridades de cada programador.

Intel XDK:

Provavelmente a IDE mais completa. Diversas opções de layout para desenvolvimento, boa documentação, variadas formas de testes como verificar o aplicativo no navegador, na própria IDE e no celular por cabo e internet, amostra e manipulação de recursos do dispositivo de teste como posição de GPS e nível de bateria e facilidades para desenvolvimento de jogos.
Todas essas características acabam por facilitar a vida do programador e também ajudar a quem está começando e ainda não tem experiência de como o framework funciona.

Adobe PhoneGap

Uma IDE compacta para que é normalmente por quem já tem experiência dentro do framework e/ou está em um computador com poucos recursos que não pode abrigar algo como o Intel XDK por motivos de processamento, armazenamento ou gráficos.
O PhoneGap oferece tudo que o programador necessita, não da melhor forma, por ser compacto e rápido, mas pode te salvar em um momento de pressa ou naquele notebook antigo.

gap

Evothings

O Evothings chegou ao público mais tarde que a maioria de seus concorrentes, porém vem se mostrando uma grande promessa. Com recursos similares e quase tão bons quanto ao Intel XDK, ele também apresenta uma documentação ótima e amostras de aplicativos que podem te ajudar a fazer um aplicativo do zero.
O desevolvimento de games dentro da IDE ainda deixa a desejar na questão de testes, a integração com o smartphone do desenvolvedor é um pouco demorada. Porém como ainda está no seu começo, o Evothings mostra que veio para ficar e uma boa pedida para quem está começando tanto em aplicativos como nas linguagens usadas.tumblr_nl87p12uuj1resef4o5_r1_1280

Pode-se concluir que o Apache Cordova está bem servido quanto a IDE’s, cabendo ao desenvolvedor experimentá-las para ver em qual se encaixa melhor. Por enquanto a Intel está na frente, mas como o mercado mobile não para de crescer, tudo pode mudar com novas ideias e melhorias.

Autor: Leandro dos Santos da Silva

Fontes

Apache Cordova
https://cordova.apache.org/

Intel XDK
https://software.intel.com/pt-br/intel-xdk

PhoneGap
http://phonegap.com/

Evothings
https://evothings.com/