O que é extração de dados em tempo real?

A extração de dados em tempo real é um processo realizado para captura dados de equipamentos de hardware com objetivo de empregar em aplicações de software especificas. Frequentemente utilizado em aplicações direcionadas a IoT (Internet das coisas) a extração de dados em tempo real tem algumas limitações, empregada de forma correta a extração pode se torna uma forte ferramenta para o desenvolvimento de diversas aplicações com foco em automação e controle.

A extração de dados em tempo real

O processo de extração de dados é utilizado com objetivo de reduzir o tempo e tornar mais assertivo o processo de monitoramento e utilização de dados. Por exemplo, um sistema que tem como objetivo realizar o controle de um processo industrial recebe com um frequência “x” uma informação referente ao processo que é inserida por um usuário passível de erro, essa informação gera um dado no sistema, se o mesmo sistema pudesse realizar a consulta da mesma informação no tempo em que ela foi gerada o sistema eliminaria o risco de erro durante esse pequeno processo, considerando que esse processo é realizado com frequência o tempo que usuário insere a informação reflete no tempo do monitoramento do dado, enquanto a coleta em tempo real diminui em grande parte esse tempo.

Como é realizada a coleta em tempo real

O sistema embarcado compatível com captura de dados em tempo real realiza a leitura dos sensores e se comunica com a aplicação, informando os dados capturados pelos sensores para utilização na aplicação.

Exemplos de utilização de captura de dados em tempo real.

  • Aplicativos de comunicação com computador de bordo do carro;
  • Centros de monitoramento de processos Industriais;
  • Identificação por radiofrequência RFID;
  • Sistemas de automação residencial;

Algumas vantagens na utilização de captura de dados em tempo real.

  • Elimina falhas humanas;
  • Agiliza e torna mais assertivo o processo;
  • Reduz os custos dos processos;
  • Aumenta a produtividade;

 

Autor: Tiago Spadetto dos Santos

Referências

KING ROGERS, Lorie. Data capture basics: Data capture technology can help an operation see its products in real time and take proactive steps to keep materials moving smoothly through the supply chain. Here’s a look at several basic data capture technologies.. 1. Disponível em: <https://www.mmh.com/images/site/MMH1110_EquipReport_Data.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2018.

DO BRASIL, GE. Análise de dados e máquinas conectadas: conheça o centro de monitoramento da GE Water & Process Technologies! 1. Disponível em: <https://gereportsbrasil.com.br/análise-de-dados-e-máquinas-conectadas-conheça-o-centro-de-monitoramento-da-ge-water-process-6c4f79399132>. Acesso em: 20 abr. 2018.