Diagramas Estruturais da UML: Diagrama de Objetos

O diagrama de objetos permite uma visão de um conjunto de instancias existentes em determinado momento de execução do programa, ou seja, o diagrama de objetos é uma “fotografia” das instancias das classes.

Afinal, diagrama de objetos é a mesma coisa que diagrama de classes?

Figura 1: Afinal, diagrama de objetos é a mesma coisa que diagrama de classes?

O diagrama de objetos não é uma representação do diagrama de classes mas sim uma variação dele.

O diagrama de objetos utiliza uma notação semelhante a usada nos diagramas de classes, entretanto, enquanto o diagrama de classes representa a estrutura de relações de classes que servem de modelo para objetos, os diagramas de objetos mostram instancias e links entre estas instancias.

Abaixo vemos um diagrama de classes simplificado para um sistema de locadora de veículos.

Figura 2: Diagrama de Classes

A seguir vemos um diagrama de objetos criado a partir do diagrama de classes acima. Este diagrama consiste em um cliente (clienteAtual) que em uma locadora (locadoraAtual) realizou dois alugueis (aluguel1, aluguel2) de dois carros (carro1, carro2).

Figura 3: Diagrama de Objetos

Dicas

  • Use o diagrama de objetos como meio para depurar uma funcionalidade do sistema;
  • Diagrama de objetos podem também ser usados para verificar se o sistema foi desenvolvido conforme os requisitos e muitas vezes analisar como a regra de negócio do sistema responde;
  • Mostre associações de qualquer tipo entre objetos somente com uma ligação (por exemplo, uma linha única juntando dois objetos, sem setas), e não como uma dependência ou qualquer outro tipo de associação. Um diagrama de objetos mostra somente associações e não os tipos de associações;
  • Evite representar todos os objetos do seu sistema em um diagrama de objetos pois um diagrama de objetos representa um estado do objeto. É melhor representar somente o estado dos objetos de um processo crítico ou importante da aplicação pois isto vai facilitar a leitura do diagrama.

Os diagramas de objetos não são tão importantes como os diagramas de classes, porem eles são complementares de modo a exemplificar diagramas complexos ajudando na compreensão do sistema.

Leitura complementar: http://www.developer.com/design/article.php/2223551/Object-Diagrams-in-UML.htm

Patrik Guerra

Sem comentários

Deixe uma resposta