As tecnologias web vêm ganhando bastante espaço entre os desenvolvedores ultimamente, consequentemente, aumentando o número de pessoas que se interessam pelo desenvolvimento de aplicações web. E para os desenvolvedores web, aprender e adotar novas tecnologias sempre são bem vindas, assim como reutilizar o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Os aplicativos móveis híbridos fazem parte dessa nova onda de tecnologia, que utilizam ferramentas como HTML, CSS e JavaScript.

CRIE PROTÓTIPOS DE FORMA SIMPLES E INTERATIVA COM O IONIC CREATOR

Agora os desenvolvedores web não precisam mais ficar projetando suas aplicações no papel.

Como fazer?

Ionic é um framework para auxiliar na criação de aplicações híbridas, aquelas que usam HTML5, mas que rodam como aplicativos para smartphones. Seu desempenho não é igual à de uma aplicação nativa, mas em certos casos o resultado final é bem satisfatório.

Às vezes aprender do zero é um problema, já que é uma tarefa complexa, e por causa disso surgiu o Ionic Creator, que serve como uma ferramenta de prototipagem drag & drog com base no framework Ionic, fornecendo aos desenvolvedores uma interface com opções úteis para praticamente todos os passos envolvidos no processo de desenvolvimento.

Para começar a criar um projeto no Ionic, primeiro é preciso criar uma conta no site, já que o Creator é diretamente pela internet, fornecendo nome de usuário, nome completo, endereço de e-mail e senha. Essa conta é gratuita, porém as ferramentas disponibilizadas serão limitadas, sendo preciso fazer upgrade para a conta premium caso queira usufruir dessas outras opções.

2

Após criar a conta e se autenticar, o usuário é direcionado ao painel para dar início ao projeto, selecionando um arquivo em branco ou selecionando iniciar o projeto a partir de um template. Após isso, será aberta a interface para ser desenvolvimento o projeto, propriamente dito. A sua interface é bem amigável, tendo na seção da esquerda da tela os componentes disponíveis para serem utilizados no projeto, a maioria do que são utilizados em aplicações desenvolvidas a partir de outros frameworks, como botões, formulários, listas, entre outros. Além de ter a árvore do projeto, mostrando todas as suas páginas, relativas às telas do software. No centro da tela fica a tela do aplicativo, podendo ser escolhidas as opções de Android ou iOS, tanto para smartphone quanto para tablet. Já na seção da direita da tela, ficam disponíveis as propriedades dos componentes utilizados no projeto.

3

Um recurso interessante que o Ionic Creator fornece ao desenvolvedor é o de vincular as telas do software, inserir ações nos componentes das telas, ou seja, é possível testar ele de forma dinâmica, tendo interações entre as telas. O modo de apresentação permite isso, onde se pode manusear o software como se estivesse rodando diretamente no dispositivo móvel.

E depois?

Após ter projetado todas as telas do software, com todos seus componentes e suas devidas ligações, é possível dar sequência no projeto exportando o código. Com o download do projeto efetuado, para continuar o projeto, é necessário ter o Ionic Developer instalado. Com ele, basta apenas importar o código para dentro do programa para continuar a programação no código fonte.

É possível exportar o projeto de três formas: Ionic CLI, arquivo ZIP e Raw HTML, além de poder compartilhar o projeto com outros usuários do Ionic Creator.

4

Os desenvolvedores irão gostar dele?

O Ionic Creator tem provado ser uma excelente opção de ferramenta para desenvolvedores web, especialmente para os que não são designers, para fornecer uma imagem clara de como a aplicação irá ficar através dos protótipos. É interessante deixar dito que a equipe da Ionic Creator mantém continuamente atualizada a plataforma sempre com novas opções, novos widgets, opções e recursos para transformar essa ferramenta numa grande adição no pacote de desenvolvimento de um desenvolvedor web.

Autor: Otávio De Pizzol

Fontes:
https://jaison.com.br/post/ionic-builder-criar-app-visual-ionic-framework
http://www.andrefelizardo.com.br/blog/ionic-creator-crie-atraves-de-interface/
http://gonehybrid.com/build-your-first-mobile-app-with-the-ionic-framework-part-3/
http://x-team.com/2016/07/jump-start-an-ionic-prototype-with-ionic-creator/