Gamificação: Como tornar seu aplicativo mais atrativo

Atualmente é cada vez mais difícil capturar a atenção de uma pessoa em um aplicativo, pois existem diversos fatores que tiram a atenção do usuário quando ele está usando algum aplicativo que não o engaje, não pegue a atenção plena do usuário, alguns exemplos são as notificações de outros aplicativos, como por exemplo alguma marcação em publicação em redes sociais, se o usuário não estiver engajado no aplicativos em questão ele sairá para ver a notificação.

O que é Gamificação / Gamification?

Gamificação ou Gamification são técnicas, estratégias, designs e mecânicas de jogos utilizadas para trazer engajamento, aumento de produtividade, foco dentre outros fatores para tarefas, aulas ou até mesmo aplicativos que não são voltados para jogos.

Um bom exemplo de gamificação é o Nike Plus, onde ao atingir metas pré-estipuladas o usuário ganha troféus e status dentro da ferramenta, criando assim uma competitividade entre os usuários.

Outro termo utilizado é ludificação, onde ele tem seu uso no marketing com o significado de incentivar o envolvimento com o produto ou serviço.

Qual o ganho do uso de gamificação?

Nada melhor do que o usuário utilizado o aplicativo que lhe foi ofertado correto? Por isso a gamificação se torna algo com grande valor, pois com o uso de frameworks de gamificação, pode-se fazer sistemas de pontuações, nomeações, avatares dentre outras ferramentas que farão o usuário ficar cativado e utilizar mais vezes o aplicativo.

Um exemplo de framework é o Octalysis que foi desenvolvido por Yu-Kai Chou (foto ao lado) e lançado em 2010, onde este se tornou referência mundial, pois Chou já estava trabalhando em “gamificação” antes da mesma ser reconhecida pelo termo.

Octalysis: Conceito e Funcionalidades

O framework Octalysis trouxe como princípio 8 Cores Drives que motivam as pessoas a fazerem suas tarefas ou utilizar algo da melhor forma, usando a diversão como um mecanismo para engajá-los, são eles:

  • Significado Épico (Meaning)

Este Core tem significado de dar importância ao usuário, lhe dar título, fazendo ele se sentir como “O escolhido” se sentir especial.

  • Criatividade e Feedback (Empowerment)

O feedback dentro do octalysis diz respeito a mostrar para o usuário que ele está avançando, crescendo, um exemplo são plataformas de línguas como a Pearson, onde está presente o leveling (Nivelação).

  • Influência Social (Social Influence)

O Core Social e de afinidade fala sobre motivar as pessoas por meio do sentimento de nostalgia, competitividade e inveja, ou seja, mostrar os status de outros usuários para que se possa ter uma certa rivalidade.

  • Imprevisibilidade (Unpredictability)

Para os curiosos esse é um ponto a ser explorado, pois a vontade de saber o que irá acontecer em seguida, como por exemplo temos a vontade de assistir mais de um episódio de séries, ler mais uma página, jogar mais uma partida.

  • Perda (Avoidance)

A perda ou prevenção é o progredir com cuidado, pois há um certo risco de perder uma parte do progresso ou até perder tudo, isso causa tensão e fazendo com que o usuário fique mais preso à aquilo que está fazendo.

  • Escassez (Scarcity)

A Impaciência e Escassez é uma tática muito usada em jogos para deixar as pessoas ansiosas para poder jogar, a aplicação da mesma fora do mundo dos jogos não é diferente, um exemplo é a exclusividade, para ter funções a mais o usuário deverá pagar para ter.

  • Propriedade (Ownership)

A propriedade nada mais é do que a liberdade de ser diferente, como a criação de um avatar personalizado para cada pessoa, isso vai fazê-la se sentir única, outra é a posse, que pode ser tratada como acumulo de troféus/insígnias.

  • Realização (Accomplishment)

A realização está ligada com praticamente todos os outros Cores, onde nessa temos a questão dos desafios que darão recompensas / conquistas para o usuário, porém o desafio não pode ser algo fácil de ser conquistado, pois perderá o significado, deve ser algo desafiador onde no início será fácil, porém conforme ir avançando vá se tornando mais difícil para que o usuário crie vontade de crescer dentro da ferramenta.

Conclusão

A Gamificação está se tornando cada vez mais uma ferramenta presente no dia a dia das pessoas, pois como comprovado em pesquisas como a da TalentMS a gamificação de coisas tornou as pessoas mais produtivas (89%) e felizes (88%) no trabalho. Outro ponto é o mercado de gamificação, onde ele aumenta em cada dia, em 2018 movimentou cerca de 5,5 bilhões de dólares, sendo procurado pela maior parte das empresas mundiais.

Referências:






* https://www.youtube.com/watch?v=CK_4JfDZIjA&ab_channel=VIDDIA-Educa%C3%A7%C3%A3oOnline 



 * https://www.youtube.com/watch?v=26DaeUOijZE&ab_channel=Fant%C3%A1sticaF%C3%A1bricaCriativa  



* https://www.youtube.com/watch?v=eT5Jgt0jr1o&ab_channel=UILab



* https://www.orcestra.com.br/post/octalysis-o-framework-de-gamifica%C3%A7%C3%A3o-que-voc%C3%AA-precisa-conhecer



* https://posdigital.pucpr.br/blog/yu-kai-chou



* https://sambatech.com/blog/insights/gamification/ 



* https://neilpatel.com/br/blog/gamification-o-que-e/ 

Autor: Guilherme Oliveira Mota

Sem comentários

Deixe uma resposta