Um framework é uma combinação de bibliotecas, auxiliares e ferramentas que auxiliam a construir e executar aplicativos da web com menos esforços. “É de conhecimento público que existem mais frameworks para desenvolvimento web, que estrelas na via láctea”. Com isso, foi realizado uma pesquisa para descobrir os frameworks mais utilizados atualmente para node JS.

EXPRESS JS:

Express é uma estrutura Node.js Model-View-Controller (MVC) popular, rápida, mínima e flexível que oferece uma coleção poderosa de recursos para desenvolvimento de aplicativos móveis e da web.

É um conjunto de bibliotecas de roteamento que fornece uma camada fina de recursos fundamentais de aplicativos da web, que se somam aos adoráveis ​​recursos existentes do Node.js. Ele se concentra em alto desempenho e oferece suporte a roteamento robusto e auxiliares HTTP (redirecionamento, cache, etc). Ele vem com um sistema de visualização que suporta mais de 14 mecanismos de template, negociação de conteúdo e um executável para gerar aplicativos rapidamente.

Além disso, o Express vem com uma infinidade de métodos, funções e middlewares de utilitários HTTP fáceis de usar, permitindo que os desenvolvedores escrevam APIs robustas de maneira fácil e rápida.

SOCKET.IO:

Socket.io é uma estrutura full-stack rápida e confiável para a construção de aplicativos em tempo real. Ele é projetado para comunicação baseada em eventos bidirecionais em tempo real.

Ele vem com suporte para reconexão automática, detecção de desconexão, binário, multiplexação e salas. Possui uma API simples e conveniente e funciona em qualquer plataforma, navegador ou dispositivo (com foco igualmente na confiabilidade e velocidade).

SAILS:

Sails foca em dois pilares: estabilidade e facilidade de uso, sem excluir diversos componentes prontos para uso. Ele é um derivado do Socket e do Express. O framework MVC oferece suporte a autenticação, ORM próprio para integração com banco de dados, padronização de templates e WebSockets. Além disso tudo, a solução ainda agrega um gerador de APIs batizado de Blue prints que permite que o desenvolvedor customize suas APIs com o mínimo de codificação manual. Sua arquitetura MVC lembra a de frameworks como Ruby on Rails. No entanto, é diferente porque oferece suporte ao estilo mais moderno e orientado a dados de desenvolvimento de aplicativos da web e API.

Ele suporta APIs REST geradas automaticamente, fácil integração com WebSocket e é compatível com qualquer front-end: Angular, React, iOS, Android, Windows Phone, bem como hardware personalizado.

METEOR JS:

O Meteor.js é uma estrutura Node.js full-stack ultra-simples para a construção de aplicativos modernos e móveis da web. É compatível com a web, iOS, Android ou desktop. Permite  uma prototipagem rápida e produz código multiplataforma (AndroidiOS, Web). Ele se integra com MongoDB e usa o protocolo DDP (Distributed Data Protocol) para propagar as mudanças nos dados para todos os clientes do serviço em tempo real sem requerer qualquer código de sincronização específico.

Ele integra coleções-chave de tecnologias para construir aplicativos reativos de cliente conectado, uma ferramenta de construção e um conjunto de pacotes com curadoria da comunidade Node.js e JavaScript geral.

KOA:

          Koa é um novo framework construído pelos desenvolvedores do Express e Socket.io, usa funções assíncronas ES2017. Possui uma base menor, mais expressiva e mais robusta para o desenvolvimento de aplicativos da web e APIs. Ele emprega promisses e funções assíncronas para livrar os aplicativos de “call-back hell” e simplificar o tratamento de erros. O propósito aqui é oferecer um middleware que permite que o cliente tenha acesso a funcionalidades como delegação de eventos, canais de call-back, eventos e execução de código assíncrono. Ele usa alguns métodos ECMAScript (ES6) poderosos que ainda nem chegaram a todos os navegadores. Para os desenvolvedores, isso representa uma aceleração no trabalho de se criar aplicações web e APIs.

Referencial:

https://medium.com/rapaduratech/top-10-frameworks-para-conhecer-em-nodejs-1e4b47e2320a – acessado em 24/10/2020

https://www.tecmint.com/best-nodejs-frameworks-for-developers/ – acessado em 24/10/2020

https://www.codigofonte.com.br/artigos/top-10-frameworks-de-node-js – acessado em 24/10/2020