Frameworks de desenvolvimento para Node.JS

Atualmente, nota-se o aumento significativo do uso de uma variedade de dispositivos, incluindo smartphones, computadores, tablets e outros dispositivos smarts. Como resultado direto desse crescimento, surgem progressivamente mais aplicativos e sites com milhares de acessos por dia.

Essa expansão exponencial da presença digital traz consigo a necessidade desses aplicativos e sites estarem cada vez mais performáticos e seguros. Nessa conjuntura emerge Node.Js, uma tecnologia amplamente utilizada nos dias atuais para o desenvolvimento desses sistemas. 

O Node.Js, tornou-se amplamente adotado por sua capacidade de criar aplicações escaláveis para o servidor e para a rede. Construído sobre o poderoso motor JavaScript V8 do Chrome, o Node.js utiliza um loop de eventos de thread único, permitindo lidar eficientemente com múltiplas solicitações simultâneas e oferecendo tempos de execução rápidos com uso otimizado de recursos.

Para facilitar ainda mais o desenvolvimento de sistemas robustos e escaláveis, uma ampla variedade de frameworks está disponível, oferecendo suporte e ferramentas essenciais para os desenvolvedores na construção de soluções. 

Frameworks conhecidos no mundo de Node.JS

Express.js: É considerado um framework minimalista, por disponibilizar sistema de roteamento e recursos simplificados, além de funcionalidades robustas e ferramentas para desenvolver aplicativos escaláveis. Uma grande vantagem desse framework, é o fato de que sua flexibilidade o torna simples de ser configurado, simplificando o seu uso no dia a dia. Tem um alinhamento com operações de E/S (entrada/saída) e utiliza do thread único do Node, sendo assim um padrão para o desenvolvimento na plataforma Node.js.

Possui diversas vantagens, como pacotes de programação rápida do lado do servidor, cobertura de testes alta, o que garante a criação de aplicativos com alta testabilidade, padrão arquitetônico MVC, etc.

NestJS: Um framework bastante conhecido também na comunidade de NodeJS, pois se trata de um framework que utiliza por padrão o TypeScript e possui uma sintaxe parecida ao Angular. Foi criado para resolver problemas de estruturação e organização de código, combinando com abordagens modernas e com princípios de engenharia de software.

Basicamente, o Nest é utilizado para construir sistemas de backend amplamente testados e com fácil manutenção. Sendo um framework simples de aprender, com uma poderosa CLI para aumentar a produtividade e facilitar o desenvolvimento.

Socket.io: Muito utilizado para construção de aplicativos em tempo real, como mensagens instantâneas, colaboração multiusuário, análises em tempo real, etc. Basicamente, ele funciona como uma biblioteca do lado do cliente e servidor com base em eventos. Construído em cima do protocolo WebSocket, disponibiliza recursos como reconexão automática e fallback de sondagens longas em HTTP, nos quais WebSockets não podem ser utilizados.

Koa.js: Desenvolvido pela mesma equipe do Express.js, visa otimizar alguns processos do Express de forma mais expressiva e robusta, utilizando ferramentas mais atualizadas do JavaScript, como funções assíncronas.

Tem como base, assim como o Express.js, middleware, podendo executar operações intermediárias, o que permite uma composição flexível de funcionalidades.Outro ponto forte, é a facíl tratativa de erros assíncronos, tornando mais simples a captura e o gerenciamento de exceções em todo aplicativo.

Hapi.js: Adota uma abordagem centrada na configuração, resultando na maioria das funcionalidades sendo configuradas explicitamente. Garante uma estrutura organizada para o desenvolvimento de aplicativos e facilitando futuras manutenções do código.

Oferece também uma gama de recursos, como roteamento, validação de entrada, autenticação, manipulação de cookies e segurança. É um framework projetado com recursos integrados para proteger contra diversas ameaças, como injeção de código, XSS, CSRF, entre outros ataques e possui cookies criptografados. É cabível ressaltar que o Hapi consegue bloquear mensagens de erro que podem conter dados sensíveis, assim evitando o vazamento de informações.

Sails.js: É uma estrutura MVC, que segue princípios de “convenção em vez de configuração”. Muito utilizado para criar de forma ágil APIs REST, aplicativos SPAs ou até mesmo aplicativos em tempo real, pois está vinculado com o Socket.io, o que permite funcionalidades como transmissão em tempo real.

Um grande destaque do seu uso, é o uso intensivo de gerador de código, permitindo assim que uma aplicação seja codificada com o mínimo de digitação possível. Vale lembrar que ele também usa Express.js para processar solicitações HTTP.

Conclusão

Para explorar todo o potencial do Node.js, uma variedade de frameworks está disponível, cada um trazendo vantagens e especializações. Como mencionado anteriormente, O Express.js oferece simplicidade e flexibilidade, enquanto frameworks como NestJS e Hapi.js visam proporcionar estruturação e organização, simplificando o desenvolvimento e facilitando futuras manutenções de sistemas complexos. Com isso, conclui-se que o Node.js está preparado para atender a necessidade da era atual de criação de sistemas robustos e escaláveis, basta saber qual framework atende melhor a necessidade.

Independente do framework escolhido, o objetivo final permanece o mesmo: criar soluções eficientes, seguras e de alto desempenho que atendam às necessidades em constante evolução dos usuários e dos negócios. Com sua flexibilidade, escalabilidade e comunidade ativa, o Node.js e seus frameworks continuam a impulsionar a inovação no desenvolvimento de aplicativos e serviços web.

Referências:

https://www.treinaweb.com.br/blog/o-que-e-nestjs
https://blog.betrybe.com/framework-de-programacao/frameworks-nodejs/
https://www.hostinger.com.br/tutoriais/o-que-e-node-js
https://kinsta.com/pt/base-de-conhecimento/nestjs/
https://awari.com.br/os-melhores-frameworks-de-backend-para-node-js-guia-completo/?utm_source=blog&utm_campaign=projeto+blog&utm_medium=os%20Melhores%20Frameworks%20de%20Backend%20para%20Node.Js:%20Guia%20Completo
https://anywhere.epam.com/en/blog/best-node-js-frameworks

Autor: Vinícius Hoffmann Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *