O consumo e desenvolvimento de serviços de cloud têm tornado cases de inovação cada vez mais presente no meio tecnológico. O Ibm Watson têm como objetivo salientar e prover serviços utilitários de cloud como API utilizando como viés, ferramentas cognitivas.
Bem como as demais plataformas que provém este tipo de serviço do mercado, o Ibm Watson promove facilidades de usabilidade quanto ao consumo de seus serviços.
ABORDAGENS DO IBM WATSON
Dentro das possibilidades de utilização do Whatson, podemos encontrar as seguintes ferramentas:
Natural language understanding (compreensão da linguagem natural):
Neste algoritmo disponibilizado, podemos extrair de um texto emoções, contextos, entidades e relações.
- Personality Insights (Insights de personalidade) Identifica traços psicológicos de mídias tradicionais ou sociais que determinam decisões de compra, intenção e traços comportamentais; utilizado para melhorar as taxas de conversão.
- Speech to Text (Fala em Texto) Utilizado para converter voz em texto.
- Text to Speech (Texto para fala) Utilizado para converter texto em voz.
- Visual Recognition (reconhecimento visual) extrai sentido de imagens. Aponta suas especificidades com base em uma fonte de cognição já ensinada. Salienta o sentido da imagem.
- Watson Assistant (Assistente watson) ajuda na construção de uma interface de conversação. Utilizado geralmente em Chatboots.
Todas essas possibilidades de algoritmos e aplicabilidade estão disponíveis como serviço. Todas essas modalidades possuem categorias precificadas entregando mais funcionalidades conforme o plano de cobrança escolhido.
CONSUMINDO A API DO WATSON NA PRÁTICA
Como uma forma prática de disponibilizar os recursos da cloud da IBM, a empresa oferece duas maneiras de consumir seus algoritmos:
- IBM Watson Studio: O IBM Watson Studio é uma maneira robusta e simples de desfrutar dos recursos da IBM Cloud. Com ele temos o poder de interagir com os recursos do Watson de uma maneira mais amigável sem contato com código. É possível também criar projetos e treinar modelos de dados para contemplar recursos de aprendizado de máquina.

Consumo da API do Watson: Podemos também utilizar o Watson gerando uma chave de acesso para, juntamente com uma requisição HTTP, utilizar os recursos disponibilizados. Desta maneira, podemos ter um cenário de possibilidades mais abrangente e customizável. Para tal, neste artigo iremos utilizar uma biblioteca desenvolvida pela IBM na plataforma NodeJs.
UTILIZANDO API DO WATSON
Para fazer a utilização de qualquer recurso do watson programaticamente, como dito anteriormente, precisamos gerar uma chave de acesso do recurso que queremos utilizar. Vamos utilizar como exemplo o recurso de interpretação de linguagem natural. Essa chave pode ser gerada na página do recurso na ibm cloud.

É possível fazer o download do arquivo de credenciais para respectiva utilização. Após esse processo, podemos criar um projeto node básico e instalar a biblioteca watson-developer-cloud. E com o seguinte exemplo de código, podemos realizar uma chamada simples para a API do Watson.

Com esse simples exemplo, é possível extrair de um texto suas principais palavras. Esse e outros métodos de construção de um resultado cognitivo estão entre as principais funcionalidades do IBM Watson.
Autor: Cesar Lemos
Referências:
https://medium.com/cwi-software/ibm-watson-i-watson-assistant-71532381de25