Comparativo Android Studio: Xamarin, Eclipse e PhoneGap

Antes de começar a desenvolver um aplicativo é interessante analisar as características e o público que gostaria de atingir. Sendo assim, vou falar sobre o Android Studio e fazer a comparação com outras IDEs disponíveis no mercado para criação de Apps.

Android Studio: Foi lançado em 2009 e usa a linguagem Java.

Android está presente em quase 85% dos smartphones

Segundo dados do IDC (International Data Corporation) o Android está presente em quase 85% dos smartphones e em mais de 190 países ao redor do mundo.

A plataforma Android foi desenvolvida baseada em Linux, tem várias versões e todas tem nomes de doces e esses estão na ordem crescente (Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, Kikat, Lollipop, Marshmallow).

Pode ser instalado nos sistemas operacionais Windows, MacOS e Linux. Para a instalação é recomendado pelo próprio Google que o hardware possua, no mínimo, 4 GB de memória e 1GB de espaço livre em disco. É necessário ter o Java instalado na máquina através do JDK (Java Development Kit).

Vantagens

Quando comparado ao iOS e ao Windows Phone o Android possui o status de plataforma mais utilizada do mundo. Acredito que isso se deve aos seguintes itens:

  • Interface bem atraente;
  • Fácil de configurar e codificar;
  • A documentação é estruturada e é fácil de encontrar;
  • Código simples;
  • É gratuito;
  • Possui auto-complete, o que torna o desenvolvimento muito mais rápido.
  • Para a montagem de layouts é possível arrastar e soltar os componentes. Assim as telas podem ser desenhadas com mais facilidade e agilidade;
  • Para controle de versões o Android Studio integra-se com Mercurial, Git e Subversion;
  • No Android Studio o preview de layouts está muito mais robusto. Os componentes adicionados no layout já podem ser visualizados instantaneamente, tornando, praticamente, desnecessária a execução do emulador ou do dispositivo para ver o resultado final da aplicação;
  • É possível visualizar o layout em várias telas de tamanhos diferentes, simultaneamente;
  • Além disso, é possível selecionar idioma, temas, versões do Android e resoluções para validar arquivos strings e recursos visuais em diversas situações diferentes;

Desvantagens

Mesmo estando presente na maioria dos smartphones o Android possui algumas desvantagens, tais como:

  • Específico para aplicativos Android.
  • Os aplicativos devem ser testados para vários dispositivos para analisar a compatibilidade.
  • O Android Studio utiliza a estrutura de projetos Gradle (sistema de automação de compilação) e por isso na estrutura de diretórios do projeto são gerados diversos arquivos e isso deixa o projeto um pouco poluído.
  • Não é possível abrir mais de um projeto na mesma janela. Para abrir um outro projeto o Android Studio sugere abrir em uma outra janela ou abrir na mesma janela, substituindo o que está aberto.

Android Studio vs Eclipse

O Android Studio é mais lento que o Eclipse, mas em questão de projeto ele é mais fácil e eficiente de usar e a interface é melhor do que a do eclipse.

Android Studio Eclipse
Multiplataforma Não Não
Auto-complete Auto-complete é bom Auto-complete não é tão bom
Ferramenta de design Rápida e tem diversas opções de personalização Poucas opções de personalização
Desempenho Não tão rápido. Leva em torno de 2 minutos para carregar o projeto e leva de 1 a 2 minutos para construir a aplicação na primeira vez Mais rápido
Espaço de trabalho Trabalha com conceito de módulos Formado por Projetos
Interface Mais amigável Menos amigável
Linguagem Java Java
Gratuito Sim Sim

Android Studio vs Xamarin

Android Studio e Xamarin possuem semelhanças, mas possuem propósitos diferentes, considerando que um é multiplataforma e outra não e trabalham com linguagens de programação diferentes.

Android Studio Xamarin
Multiplataforma Não Sim – iOs, Android, Windows Phone
Auto-complete Bom Bom
Ferramenta de design Rápida e tem diversas opções de personalização Rápida e tem diversas opções de personalização
Desempenho Bom Bom
Linguagem Java C#
Gratuito Sim Sim
Reutilização de código Não Sim
Banco de Dados SQLite SQLite
Padrões de Projeto Mercurial, Git e Subversion MVC e MVVM

Android Studio vs PhoneGap

O PhoneGap não tem muita similaridade com o Android Studio, mas é multiplataforma e uma das maiores vantagens é permitir compilar o mesmo projeto para as principais plataformas do mercado: Android, iOS e Windos Phone. Isso agiliza os projetos porque não é necessário criar uma versão do aplicativo para cada sistema operacional e é possível usar os padrões Web os quais os desenvolvedores estão acostumados a trabalhar.

Android Studio PhoneGap
Multiplataforma Não Sim – iOs, Android, Windows Phone, Symbiam
Gratuito Sim Sim
Banco de Dados SQLite SQLite
Desempenho Bom Não muito bom, por usar tecnologias web ficam mais lentos.
Utiliza Padrões Web Não Sim – HTML5, CSS3, JavaScript

Você pode encontrar outras ferramentas, mas dentre as que listei, na hora de desenvolver seu aplicativo, você deve avaliar se o App deverá ser multiplataforma ou não. Outro item a ser considerado é o seu conhecimento na linguagem de programação.

Autora: Angela Lorandi

Referência: http://imasters.com.br/mobile/android/android-studio-vantagens-e-desvantagens-com-relacao-ao-eclipse/?trace=1519021197&source=single

Sem comentários

Deixe uma resposta