Amazon SES: Entenda as vantagens e desvantagens de se usar

Email

No mundo atual, manter um contato contínuo com clientes e parceiros pode ser uma tarefa difícil, ainda mais para grandes empresas. Uma forma de realizar essa comunicação é utilizando e-mails. Porém, o monitoramento para que eles realmente cheguem a um destinatário pode ser difícil e até mesmo de alto custo. Assim, a utilização de um meio externo para realizar esse trabalho é uma ótima opção.

Como isso impacta o marketing da minha empresa?

O serviço em nuvem de e-mail da Amazon, o Amazon Simple Email Service (SES), é eficaz, flexível e dimensionáveis. Ele possui uma noção de Inbound Marketing, um conjunto de estratégias que se baseia na ideia de criação de conteúdo para um público específico. O conceito traz a ideia de uma comunicação direta com o cliente, criando, assim, um relacionamento duradouro como esse. Com essa ideia em mente, o serviço da Amazon possibilita que empresas apliquem o Inbound Marketing no seu cotidiano, através dos e-mails de comunicações transacionais, marketing ou de grande escala. Devido às suas opções flexíveis de implantação por IP e autenticação por e-mail, o Amazon SES torna-se confiável, sendo capaz de aumentar a capacidade de entrega e proteger a reputação do remetente.

Muitas empresas já se beneficiam do serviço da Amazon SES. Um grande exemplo é o aplicativo Duolingo, que disponibiliza o aprendizado de diversas línguas a milhões de usuários pelo mundo. Através do Amazon Simple Email Service, o aplicativo é capaz de enviar e-mails em grande escala para seus usuários, motivando-os a praticar diariamente.

Quanto custa?

Quando pensamos em Amazon sempre nos veem a cabeça valores justos e acessíveis, no caso do Amazon SES não iria ser diferente. Com um preço inicial de 0 USD para os primeiros 62.000 e-mails enviados a cada mês e 0,10 USD para cada 1.000 e-mails recebidos depois disso.

Uma fator interessante é a forma de contabilizar os email. Por exemplo, se você tiver 768 KB de e-mail recebidos, será contabilizado como três blocos de e-mail recebidos. Se você tiver 255 KB de e-mail recebidos, será contabilizado como zero blocos de e-mail recebidos.

Vantagens

Como a Duolingo, milhares de outras empresas podem usufruir dos benefícios desse serviço. Além da aplicação do Inbound Marketing, o Amazon SES oferece:

  • Rápida integração: A configuração de e-mails é feita em minutos e o serviço é compatível com o recebimento de e-mails, permitindo a interação com os clientes em grande escala.
  • Eficiência: É possível analisar a eficácia de alcance de cada email com estatística de envio, entregas de e-mail e devoluções.
  • Otimização da capacidade de entrega: É possível maximizar a capacidade de entrega através de um painel de reputação que conta com insights de performance e feedback antispam.
  • Dimensionamento seguro: As opções de autenticação do Amazon SES garantem o envio de e-mails seguros e com o nome de domínio do usuário.

Desvantagens

Além dos pontos positivos que o Amazon SES pode oferecer, há também certas questões que devem ser ponderadas:

  • O serviço de e-mail não é a solução mais intuitiva que há.
  • É um serviço um tanto quanto robusto, por assim dizer.
  • Pode ser complicado de apurar/decifrar mensagens de resposta.

O serviço de e-mail da Amazon é uma solução muito útil para empresas que procuram um engajamento em grande escala, de forma rápida e segura. O fato de ser um tanto quanto robusto, permite que seja incorporado ao software desejado, oferecendo maior flexibilidade.

Por Gustavo Gedoz Kozoroski
Artigo do Seminário de Engenharia de Software
Fonte Micreiros.com

Sem comentários

Deixe uma resposta