Frameworks são modelos que implementam ferramentas, funções e padrões em um projeto de software, que podem abranger projetos web, mobile e desktop, tanto referente ao front-end quanto o back-end, para as mais variadas aplicabilidades do mercado. Para a definição de um framework em um projeto, é necessário principalmente a boa definição do objetivo do software e as utilidades e facilidades que o framework pode-lhe prover durante todo o ciclo de vida do produto.
Frameworks Back-end
Com o objetivo de auxiliar a definição de um framework na criação de um projeto de software, abaixo será listado alguns dos mais reconhecidos Frameworks do mercado para o desenvolvimento Back-end, para as mais variadas linguagens.

Django
Django é um framework open source baseado na linguagem python que tem um intuito de criar rapidamente aplicações web altamente escaláveis com o máximo de segurança possível, provendo uma arquitetura semelhante ao mvc, o mtv(model-template-view), hoje ele é um dos frameworks mais populares em desenvolvimento phyton junto com o Flask.

Spring
O Spring é um framework da linguagem Java desenvolvido inicialmente para abstrair a usabilidade do kit de desenvolvimento JEE(Java-enterprise-Edition), focado principalmente na abstração da criação de objetos, conexões(como banco de dados) ou arquivos de sistema, proporcionando um melhor gerenciamento dessas questão deixando o foco do desenvolvedor para o desenvolvimento da regra de negócio.

Rails
Ruby on Rails é um framework Open Source para linguagem Ruby, foi um dos pioneiros no ambiente de frameworks web mudando os padrões do desenvolvimento web e inflamando da participação da comunidade, focado para desenvolver sistemas do zero ajudando principalmente na parte de configuração e na criação de interfaces como CRUD.

Asp .Net core
Asp .net core é o framework da Microsoft que está integrada á plataforma open source .net core, que traz versatilidade e agilidade para o desenvolvimento e implementação por herdar a estrutura de multiplataforma do .net core, aprimorando ainda mais essa característica por trazer opções como gerar o código binário para outro sistema, por exemplo, gerar o código binário para um sistema Linux a partir de um sistema Windows com a mesma facilidade e eficácia se estivesse gerando para o mesmo sistema Windows.

Express
Express é um framework para o ambiente nodeJs, com o foco de facilitar tratamento de requisições e gerenciamento de rotas, o framework base do Express é bastante minimalista e simples porem é possível adquirir pacotes de middlewares (Tratativas de requisição) de terceiros para as mais variadas funcionalidades.

Laravel
Laravel é um framework de desenvolvimento rápido para PHP, livre e de código aberto. Cujo o principal objetivo é permitir que você trabalhe de forma estruturada e rápida facilitando o gerenciamento de rotas e criação de templates, porem como outros frameworks ele não é considerado muito flexível.
Conclusão
Todo framework tem suas qualidades e possíveis defeitos porem para ver o valor e usabilidade de um framework todo o ambiente e a situação atual deve ser analisada, mas como pontos gerais o benefício de um framework e a simplificação na codificação e uma curva possivelmente menor de aprendizado, contra os defeitos de depender do framework de uma maneira geral e se o framework não for o ideal para sua aplicação, ela poderá perder um desempenho considerável em seu funcionalidade.
Links Relacionados
- https://www.youtube.com/watch?v=2zqzzTnfa0E&list=PLVc5bWuiFQ8GgKm5m0cZE6E02amJho94o&index=24
- https://pythonacademy.com.br/blog/desenvolvimento-web-com-python-e-django-introducao
- https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/Server-side/Express_Nodejs/Introdu%C3%A7%C3%A3o
- https://medium.com/joaorobertopb/o-que-%C3%A9-laravel-porque-us%C3%A1-lo-955c95d2453d
- https://docs.microsoft.com/pt-br/aspnet/core/?view=aspnetcore-3.0
Autor: Matheus Maciel