Maps

Neste artigo irei explicar como podemos utilizar e algumas funções básicas da API do Google Maps. Irei mostrar como preparar o ambiente para utilização do mesmo, neste caso utilizaremos o Android Studio. Também aprenderemos como conseguir uma chave para utilização da API.

Sem sombra de dúvidas a Google é uma das empresas pioneiras em tecnologia e uma das mais lembradas no assunto. Em 2005 a Google lançou sua primeira versão do que conhecemos hoje como Google Maps, que é considerado a ferramenta de mais utilizada nos dias atuais. E a cada atualização a ferramenta tem se mostrado cada vez mais poderosa para os usuários. Hoje mostrarei os pequenos passos para implementação e uma breve introdução da utilização da sua API para dispositivos Android.

Planos e Preços:

O Google disponibiliza sua API para uso de maneira gratuita, porém ele apresenta 2 planos.

O primeiro o plano padrão que é gratuito e delimita um limite de requisições que possam ocorrer durante o uso da mesma. O outro é o plano Premium onde o desenvolvedor deve pagar para a utilização da ferramenta.

O primeiro plano é para aplicativos ou sites gratuitos e públicos, tem seu uso gratuito e o desenvolvedor só paga caso exceda a cota diária de requisições.

O segundo plano é para aplicativos ou sites que exigem uma taxa de aquisição ou apresentem algum tipo de taxa de acesso (assinatura). No primeiro caso a Google libera o uso gratuito, respeitando as requisições, e caso você tenha taxa de acesso por meio de cobranças externas você precisará do plano Premium.

O terceiro plano trata de aplicativos restritos ou que necessitem de convites, neste caso o mesmo tem o uso gratuito respeitando as requisições, porém se o mesmo for utilizado em qualquer sistema fora do Android será necessária a utilização do plano Premium.

Por fim, o último plano trata de acompanhamento e/ou monitoramento em tempo real, neste caso o Google só trabalha com o plano Premium.

Como utilizar:

O primeiro passo para utilização da API é verificar se temos o repositório da Google instalado em nosso Android Studio, para isso basta ir em : Tools/Android/SDK Manager.

Ou clicar no ícone do SDK Manager na aba de atalhos do Android Studio.

Agora, devemos habilitar a utilização do Google Repository, na tela do SDK devemos ir na aba de SDK Tools e procurar por Google Repository na pasta Support Repository, caso não esteja habilitado devemos habilitar e clicar no Apply.

Agora para começarmos o desenvolvimento devemos Criar um novo projeto, e na escolha de Activity devemos selecionar Google Maps Activity.

Quando o Android Studio montar o projeto o mesmo criará 3 arquivos relacionados a nossos mapas. O primeiro e o mais importante é o google_maps_api.xml, ao abrir este arquivo veremos logo dois link’s que nos levam até ao site da Google onde podemos requisitar nossa Chave de utilização da API.

O primeiro link faz a configuração automática no site de desenvolvedores da Google baseado no projeto atual, ao abrirmos o link basta selecionar o projeto e clicar em continuar que a API será ativada em nosso projeto.

Por fim devemos clicar em Criar Chave.

Após isso instantaneamente é no apresentado a nossa Chave de utilização da API.

Além disso o Google nos dá opções de restringir o uso da Chave, para determinarmos quais aplicativos e plataformas a mesma pode ser utilizada.

De volta ao google_maps_api.xml no Android Studio Devemos substituir o texto YOUR_KEY_HERE pela nossa Chave.

Já no arquivo activity_maps.xml podemos modificar a view do nosso mapa como qualquer outro Xml do Android Studio.

Por fim no arquivo MapsActivity.java, conseguimos definir todas as diretrizes do nosso mapa, assim como definir métodos para setar marcadores, dar zoom.

Para finalizar deixo o link do GitHub da API do Google Maps, onde podemos encontrar diversos tutoriais e exemplos de código abordando as mais diversas funções da API: https://github.com/googlemaps/android-samples

 

Autor: Lucas de Souza Rech

Referências:

https://developers.google.com/maps/android/?hl=pt-br

Usando o Google Maps e GPS no Android

https://developer.android.com/training/maps/index.html