O mundo está aderindo ao software por vontade própria ou impropria. A necessidade da utilização de sistemas esta cada vez maior pela obrigatoriedade do mercado. É uma realidade presente em nossas vidas desde uma aplicação para celular até para controle de uma nave espacial. Cada vez mais os sistemas estão se tornando complexos, com isso vem à necessidade de se investir em teste de forma profissional e com qualidade para garantir o desenvolvimento de software seguro.

Investir para reduzir falhas, erros ou defeitos aumenta a reputação da empresa que desenvolve o software, testar corretamente diminui a exploração de vulnerabilidades de segurança.

Mas afinal o que é teste de software?

É um processo de execução na produção de uma empresa de software que busca explorar a funcionalidade do sistema em seu desenvolvimento, seu objetivo é encontrar defeitos e vulnerabilidades de segurança para que a equipe de desenvolvimento faça os ajustes antes da entrega final ao cliente. Além disso, o teste de software serve para que se façam planejamentos e controles, verificar se o sistema atende os requisitos levantados, melhorias necessárias e segurança do sistema.

Testes de software não só evitam inconsistências do sistema, como também garantem a segurança se o mesmo foi testado corretamente. O teste vai desde o inicio da criação do software com a utilização de ferramentas debug (processo de encontrar e reduzir defeitos no programa), após do desenvolvido é passado para o testador ou equipe de teste, onde se aplica vários processos de teste que são necessários para encontrar defeitos. Após se aplica os testes de segurança que são utilizados técnicas para encontrar brechas de seguranças, para esse pode ser utilizados ferramentas de testes de segurança que auxiliam melhor no teste.

Existem certificações, como a CBTS (Certificação Brasileira de Teste de Software) que visa garantir uma avaliação da qualificação dos profissionais na área de Qualidade de Software. Melhores profissionais, melhores produtos.

Por fim, a reputação de um software esta na não ocorrência de defeitos, erros e falhas. Não existe sistema 100% seguro, existe sim é sistema melhor testado.

Autor: Rafael de Amaral
Artigo do Seminário de Segurança em Desenvolvimento de Sistemas 2011-2
Revisão Thiarlei Macedo | Fonte Micreiros.com