Com um mundo cada vez mais virtual, as empresas devem estar preparadas tanto para inovações quanto para lidar com reclamações.
O setor de Tecnologia de uma empresa se tornou o coração de qualquer empresa, tudo que envolve algum tipo de máquina envolve tecnologia, seja uma máquina que usa uma programação especifica para produzir certa peça, do computador que é utilizado para gerar as notas fiscais até a internet que é usada para o trabalho.
A grande maioria das empresas que trabalham com suporte de TI tem problemas com o atendimento a clientes, pela falta de treinamento no que se refere a relacionamentos, funcionários desmotivados e sobrecarregados e que não sabem avaliar a real necessidade do cliente.

Mas como manter um bom atendimento ao clientes de suporte de TI?

Para ter o cliente como parceiro, a empresa deve desenvolver uma relação de confiança, em busca de resultados que tragam a troca de valores de um relacionamento Inter pessoal.

Algumas ações podem ser tomadas para fazer a diferença no atendimento:

  • Conheça o produto ou serviço vendido: Todos os colaboradores, que serão envolvidos em algum momento no processo devem conhecer seu produto ou serviço que é vendido, assim qualquer pessoa que precisar atender um cliente saberá do assunto tratado, o que deixara o cliente mais confiante.
  • Conheça o mercado e o seu cliente: Já dizia o velho ditado “o cliente tem sempre a razão”, a empresa de suporte deve deixar claro para os seus cliente que tem limites assim como qualquer outra, mas que estará disposta a fazer o que for possível para que o problema seja solucionado em tempo hábil.
  • Pesquisa de Satisfação: Enviar pesquisas de satisfação ao seus clientes pelo menos duas vezes ao ano, pode ajudar a verificar pontos a serem melhorados e pontos fortes.
  • Prazos Definidos: Entregar a solução no prazo definido, se não for possível, converse com o cliente explique o motivo, não deixe o cliente esperando.
  • Feedback: Manter o cliente atualizado sobre andamento de atendimentos, novos serviços entre outros, o cliente gosta de se sentir especial, de ser lembrado e ser o centro das atenções.

Nem sempre é possível aplicar todas as ações citadas acima, pois envolve custo, tempo e outros fatores.
Porém o investimento a longo prazo se torna extremamente vantajoso, pois um cliente bem atendido, indica e traz mais clientes mesmo que involuntariamente.
Trate seu cliente como gostaria de ser tratado, entenda suas necessidades e tenha ele como um parceiro de longa data.

Autora: Tuanny Alana Machado