É cada vez mais comum o uso de soluções virtuais, para suprir nossas necessidades agilizando nossos processos e diminuindo custo e consequentemente aumentando os lucros.

Em uma rede local a comunicação entre diversos equipamento é feita através de uma arquitetura física com algumas limitações. Com a implantação de redes VLANs (Virtual Local Área Network) é possível agrupar máquinas de acordo com seus critérios isolando-as das demais, melhorando no controle de tráfego da rede e protegendo-as de pragas virtuais que transitavam pela rede livremente causando muita dor de cabeça.

Com redes VLANs (Virtual Local Área Network) é possível agrupar máquinas de acordo com critérios, isolando-as das demais

A segurança é uma das características que mais é levada em conta quando se implementa Vlans, seus pacotes são enviados a um roteador que possui diversas maneiras de filtragem, segurança e prioridades, os mesmos normalmente são entregues somente ao endereço de destino dificultando sua interceptação. Ataques a uma rede virtual exigem acesso a segurança física ou de configuração.

As redes podem ser agrupadas de acordo com suas necessidades, sendo elas por uma determinada faixa de IPs da rede, por determinadas portas do roteador, por endereços físicos das interfaces de rede dando mais liberdade para os dispositivos podendo ser movidos para qualquer localidade da organização continuando a fazer parte da mesma rede sem qualquer alteração em sua configuração, também pode ser feito combinações de agrupamentos permitindo um nível ainda maior de flexibilidade nas redes.

A configuração pode ser feita da forma manual em que a responsabilidade fica por conta do administrador da rede, pode ser feita de forma automática por meio de critérios e políticas configuradas pelo administrador ou de forma semiautomática que abrange a configuração manual e automática.

VLANs é uma solução para quem busca uma rede segura com flexibilidade e com um melhor controle de trafego impedindo  acessos  não autorizados dentro de sua organização.

Autor Rudinei Bernardi
Fontes
http://pplware.sapo.pt/networking/redes-sabe-o-que-uma-vlan/
http://www.ppgia.pucpr.br/~jamhour/RSS/TCCRSS08A/Leonardo%20Haffermann%20-%20Artigo.pdf
http://www.pearsonhighered.com/tanenbaum/

LIVRO Tanenbaum, Computer Networks