Depois de ser adotado por anos, nas empresas que atuamos, o Proxy se tornou uma ferramenta indispensável para o controle de navegação e firewall evitando que arquivos maliciosos sejam trazidos para dentro das empresas.

Agora, está se popularizando a tecnologia de Proxy Reversos, sendo o oposto do Proxy convencional, são aplicados em servidores de sites fornecendo o isolamento dos servidores Web. O Proxy Reverso é um Proxy instalado como Front End nos servidores Web a fim de organizar as requisições e proporcionar o isolamento entre a internet e os diversos servidores e serviços que devem estar disponíveis.

Esse isolamento proporciona diversos benefícios como o balanceamento de carga, permitindo a fácil instalação de servidores paralelos gerenciados pelo Proxy assim é possível também garantir o fornecimento do serviço no caso de falha de um servidor.

Além deste, um Firewall reverso permite um controle preciso do acesos até o servidor Web, o Proxy Reverso também possibilita realizar compressão diminuindo o trafego da banda e possibilitando economia no serviço. O Proxy Reverso é utilizado também como Cache de arquivos estáticos, assim reduz o acesso ao servidor diminuindo o processamento.

Com o Proxy Reverso em frente ao comando do servidor Web é possível utilizar um único domínio para disponibilizar diversos serviços em diversos servidores, fazendo o redirecionamento, também o Proxy Reverso fornece criptografia SSL para serviços que não dispõe do recurso ou até possibilita diminuir o processamento no servidor.

Existem diversas ferramentas dedicadas para a criação de um Proxy Reverso, dentre eles são bastante utilizados o Squid, e o próprio Apache que tem nativo o recurso de Proxy Reverso disponível.

Fica claro que a tecnologia de Proxy reverso pode ser utilizada para diversos fins. Trabalhando na área surgem aplicações interessantes para utilização do Proxy reverso, a mais bacana sem dúvida é garantir a disponibilidade do fornecimento de um serviço entre servidores caso ocorra mau funcionamento.

Por Joel Langer
Revisão Thiarlei Macedo | Fonte Micreiros.com