Padrões de Codificação no Desenvolvimento de Sistemas

Como os idiomas reais, cada linguagem de programação tem suas respectivas regras, pontuações, pausas e pontos, sendo necessário conhecer esses padrões para manter o código organizado e com fácil entendimento. Nas linguagens de programação precisamos seguir alguns padrões básicos para que o código não vire uma bagunça no meio de um desenvolvimento.

Exemplos de padronização em Java

Java é umas das linguagens mais utilizadas hoje no mundo do desenvolvimento e os programadores costumam utilizar alguns padrões definidos pela comunidade que serão descritos abaixo.

Convenção de Nomes

Mantenha o tamanho dos nomes grande o bastante para transmitir o que eles representam. Exemplo: primeiroNome, sobrenome, ordemServico.

Nomes de Classes e Interfaces

Os nomes de classe devem ser substantivos e, em caso de nomes compostos, utilize nomes com a primeira letra de cada palavra interna maiúscula. Use palavras inteiras evitando acrônimos e abreviaturas. Exemplo: Cliente ou ContaCliente.

Nomes de Métodos

Os nomes dos métodos devem ser verbos, em casos compostos com o primeiro nome minúsculo, e com a primeira letra de cada palavra interna em maiúsculo. Exemplo: calcularPagamento().

Nomes de Variáveis

Os nomes de variáveis devem estar com uma primeira letra minúscula e, em caso de nomes compostos, com a primeira letra de cada palavra interna em maiúsculo. Exemplo: contraPeso, primeiroNome.

Nomes de Constantes

Os nomes de constantes para tipos de dados ordinais devem ter todas as letras em maiúsculo, separadas por underline. Exemplo:

1

2

public static final int MAX_POLICY_AMOUNT; ou

public static final char PROCESS_INFO_COMMAND;

Comentários

Adicione comentários para facilitar a compreensão do código. Mantenha o comentário simples e separe-os de tal forma o código fique limpo e legível. Escreva também os comentários onde alguma explanação é necessária. Não escreva comentários para as coisas óbvias.

Use Linhas em Branco

Forneça linhas em branco entre as seções do código para melhorar a legibilidade. Use uma linha em branco nas seguintes circunstâncias:

  • Para separar as definições de classes das definições de métodos;
  • Para separar as variáveis locais de um método;
  • Para separar blocos de código;
  • Para separar comentários das seções lógicas do código.

Espaços em Branco e Tabulação

Use o espaço em branco para melhorar a legibilidade do código nas seguintes circunstâncias: Entre uma palavra-chave e um parêntese. Exemplo:

1

2

while (condicao) {

}

Após vírgulas na lista entre parênteses. Exemplo:

1 operacao(param1, param2, param3);

Entre um operador binário e seu operando. Exemplos:

1

2

x += y + z;

a = (a + b) / (c * d);

Variáveis Locais

Declare uma variável local por linha do código e adicione um comentário que identifique a variável. Exemplo:

1 int contador = 0; // contador para número de referências

Atributos

Para declarar atributos utilize os seguintes padrões:

  • Finalidade: Documente a finalidade do atributo;
  • Visibilidade: Mantenha a visibilidade tão baixo quanto possível;
  • Iniciação: Certifique-se de que todos os atributos estão inicializados antes que sejam alcançados. Inicialize todos os atributos no momento da criação do objeto. A inicialização posterior pode ser usada para os campos que não são acessados regularmente.

Métodos

Para declarar métodos de membro utilize os seguintes padrões:

  • Nomenclatura: use get/set como um prefixo do nome do campo para todos os métodos de ascensão, a menos que forem do tipo booleano. Use o prefixo “is” para nomes de métodos que referenciem campos booleanos. Utilize também a primeira palavra do nome do método de membro como um verbo forte, ativo. Exemplo: getPotenciaMotor(), setPotenciaMotor(), isAutomatico(), reduzirMarcha().
  • Visibilidade: Mantenha a visibilidade de funções de membro tão restritiva quanto possível para minimizar o acoplamento entre as classes;
    Documentação: Inclua um cabeçalho para especificar as seguintes informações da função de membro:

    • O propósito da função;
    • Seu valor de retorno;
    • Os parâmetros;
    • As mudanças nas versões do código.

Declarações ou Comandos

Cada linha deve conter no máximo um comando.

Chaves ou Blocos

Siga um esquema consistente para a abertura e fechamento de chaves. Alinhe a abertura e fechamento das chaves verticalmente. Isto facilitará a identificação do começo e término dos blocos. Exemplo:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

class Cliente

{

    public void operacaoParaCliente()

    {

        if(condicao)

        {

        }

    }

}

Utilização de Chaves

Sempre utilize chaves para delimitar blocos de comandos, mesmo que estes tenham apenas uma instrução:

1

2

3

4

5

6

if(determinadaCondicao) // EVITE ISSO!

    realizaOperacao();

 

if(determinadaCondicao){ // OK

    realizaOperacao();

}

 

Quando utilizamos padrões e boas práticas, garantimos que todos da equipe conseguirão ter o mínimo de entendimento do código que está sendo desenvolvido. Em linguagens como o Java já temos padrões indicados e definidos pela comunidade de forma documentada para que os desenvolvedores adotem um padrão universal de codificação, facilitando assim o entendimento de qualquer código desenvolvido na linguagem. Visto isso é indicado adotar sempre o padrão de codificação da linguagem utilizada.

 

Autor: Ricardo José Boff

 

Referências

Padrões de Codificação, por Tadeu Pereira, acesso em: <http://www.devmedia.com.br/padroes-de-codificacao/16529>

Introdução a Padrões de Codificação, por Diego Eis, acesso em: <https://tableless.com.br/introducao-a-padroes-de-codificacao/>

Dicas de Boas Práticas de Codificação, por Luiz Gustavo S. de Souza, acesso em: <https://luizgustavoss.wordpress.com/2010/09/09/dicas-de-boas-praticas-de-codificacao/>

Convenções de Código Java, por Carlos Eduardo, acesso em: <http://www.devmedia.com.br/convencoes-de-codigo-java/23871>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *