O que ocorreu no Dia Mundial do IPv6?

Do original “World IPv6 Day recap”

08 de junho de 2011 marcou o Dia Mundial do IPv6, o dia em que empresas como a Akamai, Facebook e Google simultaneamente ativaram o IPv6 para ver como ele funcionava, de onde os usuários estavam vindo e que falhas de conectividade existiam.

“Muitas pessoas acham que todo mundo surfando no Google ou Facebook, naquele dia, usavam o IPv6. A verdade é que a menos que você tivesse conectividade IPv6 nativa, ao invez você acessou esses sites com o IPv4″, disse o pioneiro no IPv6 e especialista em segurança Fernando Gont.

A fim de mudar para o IPv6 naquele dia, as organizações tiveram que adicionar um registro AAAA do DNS para seu domínio principal por 24 horas e acompanhar esta mudança com medições, explicou a especialista em IPv6, Silvia Hagen.

Adicionando estes registros AAAA de DNS para os nomes de domínio primário causa timeouts longos (alguma coisa entre 20-180 segundos) para muitos usuários que não estão corretamente ligados ao IPv6, de acordo com o autor do livro e vice-presidente de arquitetura da Infoblox, Cricket Liu. Ele disse: “No Dia Mundial do IPv6, estas grandes companhias da Web … deliberadamente anexaram estes endereços IPv6 para os nomes de domínio primário para causar essa questão do DNS IPv6″.

Qual foi o resultado do Dia Mundial do IPv6? Enquanto a maioria dos participantes testadores do IPv6 foram capazes de se conectar ao conteúdo, foi constatado que os desafios para a migração ao IPv6 ainda permanecem.

Uma estratégia ruim de migração ao IPv6 é o encapsulamento 6to4. Túneis não gerenciados 6to4 são projetados para transferir pacotes IPv6 através da Internet IPv4, mas são conhecidos por serem “instáveis… [e] uma grande fonte de problemas”, disse Matt Levine, diretor de engenharia de mapeamento da Akamai Technologies.

Alguns gerentes de empresas WAN que partilharam as suas estratégias de migração para o Dia Mundial IPv6 disseram que a migração foi muito mais fácil do que o previsto. Mas o problema maior foi principalmente o medo e a incerteza de trazer a empresa de volta (ao Ipv4; Nota do Tradutor). No entanto, encontrar equipamentos compatíveis com a rede IPv6 está provando ser um desafio para aqueles embarcando em uma transição ao IPv6. Em particular, o lento desenvolvimento dos recursos de segurança do IPv6 pode dificultar a transição.

Disponível em http://itknowledgeexchange.techtarget.com

Acesso em 27/06/2011
Traduzido e adaptado por Ademar Felipe Fey em 10/07/2011

Também pode ser acessado em: http://ademarfey.wordpress.com/2011/07/10/ipv6-9/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *