O MR-MPS.BR é o Modelo de Referência de Maturidade de Processos de Software alinhado com melhores práticas e exigências internacionais de qualidade de software, compatível com as empregadas no CMMI (Capability Maturity Model Integration) que é o modelo da americana Carnegie Mellon University.

Nos próximos dias a Guardian TI passara a fazer parte do seleto grupo de empresas do Brasil a terem o certificado MPS.BR – Nível G, grupo este que atualmente é de 176 empresas. Esta conquista é graças ao trabalho de mais de 12 meses da equipe, em que reformulou-se todo o processo de desenvolvimento de produto, da sua concepção, passando pela construção até a entrega ao cliente final.

Foram implementadas mudanças que refletem diretamente na qualidade final do  produto. Ampliando a aplicação das práticas de Gerência de Projetos, Requisitos e outras boas práticas da indústria de software em toda criação, construção, implantação e  manutenção de softwares. Antes de se escrever qualquer linha de código é feito uma completa análise e planejamento do trabalho, onde contempla-se análises técnica e financeira, estimativa de uso de recursos, viabilidade de execução e muitos outros aspectos.

Um gerente monitora em detalhe o projeto do início ao fim, garantindo o cumprimento de cronograma e a conformidade com os requisitos especificados.

Além disso, foi trabalhado para garantir uma equipe de teste de software completamente independente e autônoma. Toda funcionalidade, antes de ser liberada ao cliente, passa obrigatoriamente pelas mãos dos testadores. Eles avaliam a qualidade do produto e providenciam os devidos ajustes e correções junto ao desenvolvimento, somente liberando a entrega após uma avaliação positiva. Tudo isso para garantir que cada cliente tenha um produto diferenciado e com alto grau de qualidade.

O programa MPS.BR é uma iniciativa brasileira, coordenada pela SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, que visa a Melhoria de Processo do Software Brasileiro, em todas as regiões do país. Conta com investimentos das empresas e apoios do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e SEBRAE.

A Guardian Tecnologia da Informação é especializada em desenvolvimento de softwares para gerenciamento, monitoramento e controle nas áreas de impressão e rastreabilidade. Maiores informações podem ser obtidas no site www.guardian.inf.br .

Fonte: Grupo de Melhoria de processos da Guardian TI.