Qualidade de software não é algo que possamos garantir meramente testando o produto final, isso pode ajudar, porém não é suficiente, pois pode ser muito tarde para corrigir alguns errors e o custo pode ser muito alto e até mesmo inviabilizar um projeto software. Quanto mais cedo identificamos as falhas, mais barato custa consertalas.

A qualidade de software é uma área de conhecimento da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento. Apesar dos modelos aplicados na garantia da qualidade de software atuarem principalmente no processo, o principal objetivo é garantir um produto final que satisfaça às expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente.

Segundo a norma ISO 9000, a qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes a um produto, processo ou sistema cumpre os requisitos inicialmente estipulados para estes.

No desenvolvimento de software, a qualidade do produto está diretamente relacionada à qualidade do processo de desenvolvimento, desta forma, é comum que a busca por um software de maior qualidade passe necessariamente por uma melhoria no processo de desenvolvimento.

Autor: Thiarlei Macedo
Fonte: blogdothiarlei.blogspot.com