Criar um aplicativo de sucesso não é fácil. Além de fazer o aplicativo funcionar da forma desejada em vários tipos de dispositivos diferentes, o desenvolvedor deve pensar na infraestrutura, possíveis falhas, atualizações que não causem novos problemas, segurança nas transferências de dados, e tudo isso enquanto tenta alcançar o maior número de usuários possível e garantir uma experiência satisfatória para os mesmos. Pensando nisso, foi construído o Firebase, uma solução que possuí todas as ferramentas necessárias para a construção de um aplicativo de sucesso.

O que é

Firebase é uma plataforma de desenvolvimento mobile (e web) adquirida pela Google em 2014. Com foco em ser um back-end completo e de fácil usabilidade, essa ferramenta disponibiliza diversos serviços diferentes que auxiliam no desenvolvimento e gerenciamento de aplicativos.

Como funciona

Para utilizar o Firebase, um console web foi criado para facilitar a implementação. Neste, o desenvolvedor adiciona um projeto e inclui os serviços que desejar, cada um com uma explicação de como proceder. Nem todos os serviços são grátis, porém é possível criar um plano conforme as necessidades do desenvolvedor, caso ele precise de algo a mais do que já é oferecido gratuitamente.

Os serviços

Segue abaixo uma lista e uma breve explicação dos principais serviços disponíveis:

  • Realtime Database: Banco de dados que sincroniza os dados com os dispositivos em tempo real. Regras de segurança podem ser configuradas para definir quem tem acesso a quais dados.
  • Authentication: Possibilita autenticação através de contas do Google, Facebook, Twitter, Github ou um sistema de contas próprio.
  • Cloud Messaging: Permite enviar mensagens para os usuários através do aplicativo. É possível definir para quais grupos de usuários a mensagem será enviada.
  • Storage: Armazena dados do usuário através de uma conexão segura e permite o compartilhamento dos mesmos.
  • Hosting: Serviço para hospedagem de sites com certificado SSL
  • Test Lab: Serviço para testar o aplicativo em diferentes tipos de dispositivos. Possui uma ferramenta de testes automatizada (Robo Test), porém permite que o desenvolvedor crie seus próprios scripts de teste.
  • Crash Reporting: Coleta informações de falhas que os usuários estão experienciando no aplicativo.
  • Notifications: Envia notificações personalizadas para o usuário.
  • Remote Config: Permite que versões diferentes do aplicativo sejam publicadas para diferentes usuários. Pode ser usado para testar mudanças com um grupo pequeno de usuários antes de aplica-las definitivamente.
  • App Indexing: Permite que o aplicativo seja encontrado e pesquisas no Google Search, caso o assunto que o usuário procura seja relacionado com o app.
  • Dynamic Links: Usado para criar links que executam determinadas ações no aplicativo. Também é possível definir diferentes ações para diferentes dispositivos e para casos em que o usuário ainda não tenha o aplicativo instalado.
  • Invites: Utiliza o Dynamic Links para criar convites personalizados para o aplicativo, que podem ser enviados pelo usuário para outras pessoas.
  • AdWords: Ferramenta para publicar anúncios do aplicativo no Google, YouTube ou Play Store.
  • AdMob: Facilita a monetização do aplicativo, colocando anúncios que encaixem no design do mesmo. O serviço prioriza automaticamente as fontes que retornam um maior lucro.
  • Analytics: Ferramenta de análise, que produz insights sobre o usuário e o aplicativo.

Outros serviços estão sendo adicionados, porém ainda estão em fases de teste no presente momento. Dentre estes, estão serviços para monitoração do desempenho do aplicativo e para gerar previsões de comportamento dos usuários utilizando machine learning.

Conclusão

O Firebase oferece serviços muito poderosos e de fácil implementação, e a maioria deles pode ser usada de forma gratuita. Como desenvolvedor, as vantagens de implementar tais funções são inúmeras. Portanto, é uma ótima recomendação para quem quer criar um aplicativo de sucesso.

Autor: Carlos Alberto Gasperin

Referências:

Fonte: https://firebase.google.com/?hl=pt-br

Fonte: https://www.treinaweb.com.br/blog/firebase-descubra-no-que-esta-plataforma-pode-te-ajudar/

Fonte: http://digitalprimews.com/google-firebase/

Fonte: https://www.infoq.com/br/news/2016/07/google-firebase