Escolhendo caminho

É incontestável que definir uma carreira é parte fundamental para uma estratégia de vida de sucesso, Don Willmott  defende que o futuro guarda excelentes oportunidades de trabalho e de satisfação para quem atua no mercado de tecnologia.

Ninguém questiona que a tecnologia tem revolucionado a forma como as pessoas agem e se relacionam na vida pessoal e no trabalho. Mas qual o real papel dos profissionais de TI nesse novo momento? A melhor possível, na visão do jornalista Don Willmott, que, a partir de uma série de estudos e levantamentos, elencou cinco razões que justificam investir na carreira de tecnologia.A seguir, veja as razões defendidas por Willmott:

Razão 1: A TI é interessante

Ele considera que, mais do que nunca, a tecnologia é a grande responsável pelas mudanças no mundo. O lado negativo disso é que o setor vive mudanças tão rápidas e profundas que cria, a todo momento, novos desafios de conhecimento para os profissionais da área. “Mas tudo o que você deve fazer é se focar em sua especialidade”, defende o jornalista.

Ele lembra ainda que isso exigirá que o profissional esteja o tempo todo buscando novos conhecimentos para ser bom no que faz. “Quem trabalha em uma mina de carvão não aprende algo novo a cada dia, mas você [que atua em TI] sim”, justifica, ao citar que isso representa um dos aspectos interessantes da carreira em tecnologia.

Razão 2: A TI está mudando a história

Quem está sentado hoje no departamento de TI das empresas tem a possibilidade de, mesmo sem saber, escrever a história do futuro da companhia, uma vez que a tecnologia é hoje o grande motor de mudanças.

“Seus colegas dependem de que você mostre para eles o que o futuro trará”, afirma Willmott, que acrescenta: “É legal ser o primeiro a saber de algo, não?”

Razão 3: A TI está em todo lugar

Os profissionais de TI, muitas vezes, esquecem que a tecnologia da informação vai além de servidores, linguagem de programação, armazenamento de dados, entre outros. “Ela está em todo lugar: nos escritórios das imobiliárias, nas livrarias das escolas, nos estádios e nos santuários de tartarugas nas ilhas do Caribe”, cita.

O jornalista considera que isso permite ao profissional de TI utilizar seus conhecimentos para qualquer tipo de empresa e em qualquer local – só dependendo do domínio da língua estrangeira. “As companhias precisam ser mais eficientes e estarem conectadas. E isso é o que a tecnologia oferece”, complementa.

Razão 4: A TI gera dinheiro

Nos últimos anos, as grandes empresas acordaram para o fato de que o principal responsável pela TI na organização, também chamado de CIO, é um executivo fundamental para trazer resultados para os negócios. E o jornalista lembra que isso não ocorreu por acaso, mas pelo fato de que os projetos de tecnologia têm trazido, de forma efetiva, dinheiro para as corporações, seja por meio do aumento da receita ou da redução de custos.

Razão 5: A TI vai salvar o mundo

“Uma das muitas razões pela qual eu adoro a tecnologia é o fato de que ela me torna – e o mundo – muito mais eficiente”, destaca Willmott. “Pare e olhe em volta por um minuto e você irá descobrir que os maiores problemas ecológicos, econômicos e sociais enfrentados pelo mundo podem ser resolvidos com o apoio do desenvolvimento de soluções tecnológicas”, acrescenta.

Ele cita ainda que, há dez anos, ninguém poderia imaginar o Twitter ou, ainda, que a internet poderia ser uma plataforma para iniciar grandes revoltas, como as vividas no Egito recentemente. “Isso é hoje, imagine amanhã…”, conclui.

Fonte: Olhar Digital
Publicado em Sexta, 15 Julho 2011 17:00