Este texto tem como objetivo orientar as pessoas que querem criar um artigo para publicação em blogs e mostrar um forma eficiente de como organizar este artigo. Em nenhum momento ele tem como objetivo definir uma metodologia científica de como escrever um artigo de blog, e sim, orientar as pessoas que querem escrever um texto com uma qualidade aceitável e de forma entendível e mais atraente.

Abaixo segue um modelo prático de divisão de assuntos em um post de Blog.

Título: Nome do texto, ele tem que resumir em uma frase o que será encontrado no post. Uma única frase curta sem ponto no final.

Imagem: A imagem que servirá de ilustração do tema. Tem que ser relacionada ao tema do artigo. Mesmo não sendo obrigatória, é fortemente aconselhável o uso, pois para os usuários mais “visuais” ela ira chamar a atenção e indicar o tema. Sempre que for enviar para publicação deve mandar também o link da imagem na internet ou o arquivo da imagem anexado.

Chamada principal: Uma frase curta que chame a atenção do usuário para ler o texto. Geralmente é uma vantagem, uma característica ou ainda algum ponto de destaque do texto. Normalmente este texto recebe um destaque especial como negrito ou itálico e é uma frase apenas. Esta parte é opcional em função da possibilidade da chamada principal estar na introdução.

Introdução: Deve ter a síntese do artigo e deve chamar a atenção do leitor. Até esta parte fica aberto no resumo do artigo na página inicial do blog, o que está abaixo só aparece se esta parte chamar a atenção do leitor e ele clicar para ler o resto do artigo. Deve apresentar conteúdo significativo, sem enrolação.

Desenvolvimento: Parte principal do texto, aqui o conteúdo introduzido anteriormente deve ser explicado. Aqui é onde você abordará de verdade o assunto do título e dará as informações a que se propôs.

Conclusão: Fechamento do artigo, com considerações e fechamento do assunto. Normalmente uma ou duas frases.

Autor: Nome completo do autor

Fonte de referências: [opcional] Se for baseado em outro texto citar o texto base. “Traduzido de”, “Baseado em”, “Do original em”, “Adaptado de” e etc. colocar URL para acessar a referência. Aqui só se refere ao link do original que serviu de base para compor o artigo atual. Se você criou todo texto com base em várias leituras, aqui não vai nada.

Links Relacionados: [opcional] Caso seja mencionado alguma empresa, artigo, blog ou algo do tipo deve ser mencionado aqui a URL de acesso.

Exemplos de artigo: Documento Impresso: O vilão das informações sigilosas
Leia também o artigo Dicas de como escrever um artigo para blog

Autor Thiarlei Macedo
Texto desenvolvido para Micreiros.com