Antes de começar a desenvolver um aplicativo é interessante analisar as características e o público que gostaria de atingir. Sendo assim, vou falar sobre o Android Studio e fazer a comparação com outras IDEs disponíveis no mercado para criação de Apps.

Android Studio: Foi lançado em 2009 e usa a linguagem Java.

Android está presente em quase 85% dos smartphones

Segundo dados do IDC (International Data Corporation) o Android está presente em quase 85% dos smartphones e em mais de 190 países ao redor do mundo.

A plataforma Android foi desenvolvida baseada em Linux, tem várias versões e todas tem nomes de doces e esses estão na ordem crescente (Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, Kikat, Lollipop, Marshmallow).

Pode ser instalado nos sistemas operacionais Windows, MacOS e Linux. Para a instalação é recomendado pelo próprio Google que o hardware possua, no mínimo, 4 GB de memória e 1GB de espaço livre em disco. É necessário ter o Java instalado na máquina através do JDK (Java Development Kit).

Vantagens

Quando comparado ao iOS e ao Windows Phone o Android possui o status de plataforma mais utilizada do mundo. Acredito que isso se deve aos seguintes itens:

  • Interface bem atraente;
  • Fácil de configurar e codificar;
  • A documentação é estruturada e é fácil de encontrar;
  • Código simples;
  • É gratuito;
  • Possui auto-complete, o que torna o desenvolvimento muito mais rápido.
  • Para a montagem de layouts é possível arrastar e soltar os componentes. Assim as telas podem ser desenhadas com mais facilidade e agilidade;
  • Para controle de versões o Android Studio integra-se com Mercurial, Git e Subversion;
  • No Android Studio o preview de layouts está muito mais robusto. Os componentes adicionados no layout já podem ser visualizados instantaneamente, tornando, praticamente, desnecessária a execução do emulador ou do dispositivo para ver o resultado final da aplicação;
  • É possível visualizar o layout em várias telas de tamanhos diferentes, simultaneamente;
  • Além disso, é possível selecionar idioma, temas, versões do Android e resoluções para validar arquivos strings e recursos visuais em diversas situações diferentes;

Desvantagens

Mesmo estando presente na maioria dos smartphones o Android possui algumas desvantagens, tais como:

  • Específico para aplicativos Android.
  • Os aplicativos devem ser testados para vários dispositivos para analisar a compatibilidade.
  • O Android Studio utiliza a estrutura de projetos Gradle (sistema de automação de compilação) e por isso na estrutura de diretórios do projeto são gerados diversos arquivos e isso deixa o projeto um pouco poluído.
  • Não é possível abrir mais de um projeto na mesma janela. Para abrir um outro projeto o Android Studio sugere abrir em uma outra janela ou abrir na mesma janela, substituindo o que está aberto.

Android Studio vs Eclipse

O Android Studio é mais lento que o Eclipse, mas em questão de projeto ele é mais fácil e eficiente de usar e a interface é melhor do que a do eclipse.

Android StudioEclipse
MultiplataformaNãoNão
Auto-complete Auto-complete é bomAuto-complete não é tão bom
Ferramenta de design Rápida e tem diversas opções de personalizaçãoPoucas opções de personalização
DesempenhoNão tão rápido. Leva em torno de 2 minutos para carregar o projeto e leva de 1 a 2 minutos para construir a aplicação na primeira vezMais rápido
Espaço de trabalhoTrabalha com conceito de módulosFormado por Projetos
InterfaceMais amigávelMenos amigável
Linguagem JavaJava
GratuitoSimSim

Android Studio vs Xamarin

Android Studio e Xamarin possuem semelhanças, mas possuem propósitos diferentes, considerando que um é multiplataforma e outra não e trabalham com linguagens de programação diferentes.

Android StudioXamarin
MultiplataformaNãoSim – iOs, Android, Windows Phone
Auto-complete BomBom
Ferramenta de design Rápida e tem diversas opções de personalizaçãoRápida e tem diversas opções de personalização
DesempenhoBomBom
Linguagem JavaC#
GratuitoSimSim
Reutilização de códigoNãoSim
Banco de DadosSQLiteSQLite
Padrões de ProjetoMercurial, Git e SubversionMVC e MVVM

Android Studio vs PhoneGap

O PhoneGap não tem muita similaridade com o Android Studio, mas é multiplataforma e uma das maiores vantagens é permitir compilar o mesmo projeto para as principais plataformas do mercado: Android, iOS e Windos Phone. Isso agiliza os projetos porque não é necessário criar uma versão do aplicativo para cada sistema operacional e é possível usar os padrões Web os quais os desenvolvedores estão acostumados a trabalhar.

Android StudioPhoneGap
MultiplataformaNãoSim – iOs, Android, Windows Phone, Symbiam
GratuitoSimSim
Banco de DadosSQLiteSQLite
DesempenhoBomNão muito bom, por usar tecnologias web ficam mais lentos.
Utiliza Padrões WebNãoSim – HTML5, CSS3, JavaScript

Você pode encontrar outras ferramentas, mas dentre as que listei, na hora de desenvolver seu aplicativo, você deve avaliar se o App deverá ser multiplataforma ou não. Outro item a ser considerado é o seu conhecimento na linguagem de programação.

Autora: Angela Lorandi

Referência: http://imasters.com.br/mobile/android/android-studio-vantagens-e-desvantagens-com-relacao-ao-eclipse/?trace=1519021197&source=single