Já há algum tempo que a preocupação com a segurança deixou de ser algo exclusivo de empresas voltadas somente à tecnologia. Esse assunto vem crescendo dia à dia nas organizações pelo mundo em todas as áreas possíveis.

Hoje aprenderemos como podemos melhorar a segurança com a aplicação de VLANs (Rede Local Virtual).

Uma VLAN é uma segmentação da rede dividindo estações, serviços e dispositivos em partes menores não restritos a um segmento físico. Resumindo uma VLAN pode ser definida como uma rede virtual que separa os dispositivos em redes menores.

Antigamente o motivo pelo qual eram implantadas VLANs era evitar a grande quantidade de broadcasts. Hoje a principal razão para se implementar VLANs é a segurança.

As empresas podem fazer a separação da sua rede interna inteira em partes. Poderia ser feito o isolamento de partes críticas ou extremamente importantes para a empresa para que o acesso a essas áreas não fosse facilitado.

Um exemplo de como essa separação pode ocorrer é:

Uma empresa pode fazer a separação da sua rede por departamentos, o departamento Administrativo á a VLAN1, o departamento Comercial á a VLAN2, o Financeiro a VLAN3 e a VLAN4 seria para o departamento Técnico.

Todas essas redes virtuais seriam distintas umas das outras mesmo pertencendo a mesma rede interna, a conexão entre elas deverá ser feita através de um Firewall que aplicaria as regras de acesso e as políticas de segurança de uma rede à outra.

É possível fazer a separação da rede de ‘N’ formas, e tenho certeza de que isso somente ajudará a aumentar a segurança do local onde deseja proteger.

Autora: Jéssica Varreira