Clusters são uma alternativa para empresas que buscam a segurança em sistemas de informação a um custo reduzido.

Empresas e organizações de todo o mundo estão cada vez mais se preocupando com a segurança de seus dados e aplicações, além de integridade e disponibilidade de informações. Uma opção com um custo baixo e um bom desempenho é a montagem de clusters de alta disponibilidade.

Cluster de alta disponibilidade

Cluster de alta disponibilidade é uma boa opção para quem esta procurando uma maneira de proteger seus dados de forma fácil e com um baixo custo.

Um clusters pode ser montado com apenas dois computadores, um com a função de ficar rodando a aplicação principal enquanto o outro esta apenas monitorando falhas e assim assumindo o serviço do primeiro para evitar danos maiores nos sistemas e perda de dados e informações da empresa.

Essa é uma maneira fácil de implementar e com um valor acessível, por utilizar poucos equipamentos e fácil manutenção.

Alguns cuidados com estas maquinas devem ser mantidos, como por exemplo a redundância de placas de rede, fontes de energia, sistemas e aplicações e principalmente o uso de Raid e discos hotswap. Para uma melhor segurança, também podemos implementar sistemas UPS e geradores de energia para que nunca pare os serviços do cluster.

Cluster de balanceamento de carga

Além do cluster de alta disponibilidade existe também o cluster de balanceamento de carga onde com ele podemos ter uma distribuição de serviços de uma aplicação entre os computadores do cluster, fazendo assim um trabalho com processamento mais rápido e eficiente.

Podemos unir esses dois tipos de cluster para ter um bom desempenho e um trabalho seguro em aplicações que requerem um alto processamento. Essa união de clusters podemos chamar de cluster combo.

O cluster é uma resposta à empresas que buscam a segurança de seus sistemas e informações de uma forma simples e barata de ser aplicada.

Por Patrick Ferreira Baumgarten
Artigo do Seminário de Segurança em Desenvolvimento de Sistemas 2011-2
Revisão Thiarlei Macedo | Fonte Micreiros.com