Ao falarmos em armazenamento de dados em redes locais, logo lembramos que eles oferecem alto desempenho e disponibilidade de armazenamento acessível via interfaces padrão do setor.

Porém, quando o armazenamento de dados possui um volume considerável, o mesmo acaba se tornando caro e a segurança dessas informações fica cada vez mais preocupante, tendo em vista o seu armazenamento em uma rede local.

O que faz com que esse tipo de armazenamento fique caro, não é apenas o gasto com equipamentos físicos, mas também o gasto com ambiente apropriado para mantê-los e com pessoas para gerenciar esse armazenamento e a sua segurança.

A opção que temos para driblar um pouco desses inconvenientes é o armazenamento de dados na nuvem, ou seja, ao optarmos por armazenamento na nuvem, temos um valor bem mais acessível, grande quantidade de opções para o tamanho de armazenamento, dispensamos a preocupação com os equipamentos físicos e com a segurança, já que esta fica a cargo de quem nos fornece o serviço.

A principal vantagem de termos o backup de nossas informações na nuvem é a segurança possibilitada para que todo o manuseio da informação seja feito de forma automatizada e digital, reduzindo os riscos de esquecimento ou violação da informação. A empresa que fornece o serviço garante manter os dados seguros através de cópias de segurança, criptografia e controle de acesso rigoroso. Além da segurança oferecida, não importa se a empresa que esta contratando o serviço é pequena ou grande, a nuvem tem capacidade de ambos os segmentos.

Porém, também existem algumas desvantagens para o armazenamento na nuvem. Entre essas desvantagens, temos um quesito muito importante que é a segurança dos dados. Quando a informação era armazenada localmente, tínhamos o conhecimento específico do local físico de armazenamento. Já com o armazenamento na nuvem, não temos precisão de onde fica esse local físico e nem que tipos de dados estão sendo armazenados junto aos nossos dados. Com isso, a privacidade e integridade das informações, são itens de muita importância quando expostas a grande possibilidade de ataques.

Tendo em vista que as informações que armazenamos na nuvem estejam com o mais alto nível de segurança e comando com as vantagens de acesso de qualquer local e imediato, podemos fazer uso dessa tecnologia sem termos que nos preocupar com gastos de equipamento físico e com pessoal capacitado para o manuseio dessas informações.
Autor: Germano Ferronato Ferreira