Quando falamos em Banco de Dados, uma das suas funções mais importantes é o Backup. Uma boa base de dados deve, além de armazenar dados, dar a opção de recuperar esses dados em caso de necessidade.

Para que possa ser recuperado ele deve ser salvo ou gravado em algum dispositivo, preferencialmente longe do servidor onde esta o banco de dados. Imagine a empresa onde você é responsável pelos dados sofrer algum tipo de sinistro e você ter feito o backup, mas deixado no mesmo local onde ocorreu o acidente? Não há necessidade de salvar os dados!!

Guarde o backup fora do computador, de preferência em um cofre, fora da empresa, pois se houver um incêndio isso fará toda a diferença. Procure manter os dados em dois locais diferentes. Mantenha seus backups organizados.

Hoje em dia existem várias maneiras de se salvar os dados: seja em CD/DVD, fita magnética, HD’s Externos, etc. O meio mais utilizado ainda é a fita magnética, que proporciona um bom desempenho de escrita e leitura. A facilidade de uso pode ser apontada como uma das principais vantagens.

Os Storages são, atualmente, os melhores dispositivos para o processamento de backups, podendo guardá-lo por longos períodos e recuperá-lo de forma rápida e fácil. Estes dispositivos possuem diversos recursos de hardware e software, o que garantem a integridade e confiabilidade dos dados. Sendo assim, o backup pode ser feito em um piscar de olhos, bem como a recuperação dos dados.

Uma opção para pequenos volumes de dados são os sistemas de backup on-line via internet que permitem que você mantenha todos os seus arquivos replicados de maneira eficiente em uma plataforma de cloud computing.

Escolha corretamente o dispositivo de backup, bem como o software mais adequado com suas necessidades ou da sua empresa, assim você minimiza o possibilidade de falhas ao recuperar e salvar os seus dados que é um dos bens mais preciosos de uma Empresa.

Autor: Régis Marconato Machado
Artigo do Seminário de Segurança em Desenvolvimento de Sistemas 2011-2
Revisão Thiarlei Macedo | Fonte Micreiros.com