Segurança (Cadeado e teclado)Com a velocidade que as novas tecnologias vêm surgindo e com o aumento dispersão da informação, as empresas precisam garantir que suas informações estejam sempre seguras. O terno analise de riscos define identificar e tratar um risco.

Uma boa análise de riscos previne a dor de cabeça de possíveis problemas que poderão ocorrer no futuro, pois com essa análise é possível realizar um levantamento das áreas que poderão acarretar risco e tomar medidas para que elas não venham a acontecer.

Buscar entender como as pessoas se relacionam com os ativos, que são todos os aplicativos e equipamentos, detectando vulnerabilidades que provem da de ações humanas assim podendo realizar prevenções e aumento a segurança no ambiente de trabalho.

Detectar recursos que são considerados críticos, identificar vulnerabilidades ligadas a esses recursos e ameaças q que estão expostos, determinar possíveis perdas e danos, tanto tangíveis quanto intangíveis, realizar um calculo de risco a cada recurso em questão para saber a que nível de risco ele se encaixa a partir disso a decisão de aceitação ou mitigação deve ser tomada levando em consideração o aceite da organização.

Também deve ser levado em consideração o custo/benefício que vira com essa implantação, pois às vezes ela não justifica o gasto que se terá ou não a dinheiro em caixa para que isso se realize, e é mais aceitável correr o risco do que implantar uma medida para preveni-lo.

Deve-se sempre monitorar os riscos para que aja eficácia na gestão dos riscos, buscando identificar a cada dia novas vulnerabilidades de segurança, seja de sistema ou física, que venham a acarretar problemas como invasões, vazamento de dados importantes.

Autor: Tiago Pradella