A importância do mapeamento de processos nas organizações

Somente no mapeamento de processos conseguimos definir visivelmente as falhas, pois assim fica muito mais fácil instituir a melhoria contínua e realizar os ajustes quando necessário. Podemos também identificar os gargalos, demilitar os responsáveis pelas etapas, atividade, processo, estimar os recursos necessários, mão de obra, insumos e estimar tempo de produção. Podemos também definir os padrões dos procedimentos da gestão e do operacional, checklists, definir e revisar funções, responsabilidades e autoridades, definir as atividades que necessitam registro criando formulários padrões, eliminar o re-trabalho para otimizar o tempo disposto.

Essa ferramenta permite que compreendemos melhor as atividades realizadas nos processos. Para se ter um aumento de qualidade e pontualidade a empresa tem a necessidade de se organizar para atingir uma desempenho melhor e nisso o mapeamento de processo é essencial.

Podemos também identificar os gargalos, demilitar os responsáveis pelas etapas, atividade, processo, estimar os recursos necessários, mão de obra, insumos e estimar tempo de produção

Para mapear os processos precisamos primeiramente delimitar qual será o escopo e definir qual o objetivo. No início os processos acabam sendo mapeados conforme vão acontecendo, pois assim se conhece melhor o negócio que se esta operando, afinal nem sempre ele opera conforme nos delimitamos.

Um mapeamento de projetos quando bem elaborado traz muitas vantagens para a empresa. Eles necessitam ser monitorados e medidos a todo tempo, importante também definir indicadores de desempenho para cada processo, incentivando o trabalho em equipe. Caso os objetivos não sejam alcançados é preciso que ações corretivas sejam realizadas o mais rápido possível, para evitar que os erros sejam reincidentes.

O mapeamento de processos é uma técnica que pode ser utilizada em diversas áreas, independente do tipo de negócio, porém é sempre importante em atividades complexas pois ele colabora na organização, normatizando os processos e deixando o ambiente empresarial fica visivelmente e harmonizado.

empresa reduz suas falhas e se torna assim mais competitiva

Portanto, através do mapeamento de processos a empresa reduz suas falhas e se torna assim mais competitiva pois os produtos/serviços acabam tendam um alto índice de qualidade trazendo a satisfação dos clientes.

Autora: Camila Machado da Motta

Sem comentários