7 coisas que você precisa saber sobre a capacidade do Windows Azure

A plataforma Windows Azure define e impõe diretivas de forma que os aplicativos executados em uma infraestrutura virtualizada funcionem bem uns com os outros. O reconhecimento dessas diretivas de recurso é importante para a avaliação da capacidade para operações bem-sucedidas e também para a previsão das despesas operacionais para fins de planejamento.

Os números são cortesia do Blog de Hanu Kommalapati e da entrada do Blog Abstrações de armazenamento do Windows Azure e seus destinos de escalabilidade.

1. Largura de banda da rede.

A largura de banda da rede baseia-se no tamanho da instância de computação solicitada por você. A tabela a seguir oferece os detalhes dos tamanhos da Instância e o compartilhamento de largura de banda para cada um.

Instância de computação

CPU (GHz)

Memória

Armazenamento

Largura de banda

XSmall 1 768 mb 20 GB 5 Mbps
Pequeno 1.6 1,7 GB 225 GB 100 Mbps
Média 2 x 1,6 3,5 GB 490 GB 200 Mbps
Grande 4 x 1,6 7 GB 1000 GB 400 Mbps
XLarge 8 x 1,6 14 Gb 2040 GB 800 Mbps

2. Alocação de CPU

Assim como a largura de banda de rede, as diretivas de recurso de CPU são implementadas de forma implícita com base no tipo de instância. O número específico de núcleos de CPU que vêm com cada função é mostrado a seguir.

Instância de computação

CPU garantida

XSmall Núcleo compartilhado
Pequeno 1 Básico
Média 2 Núcleos
Grande 4 Núcleos
XLarge 8 Núcleos

3. Alocação de memória

Cada instância é provisionada um valor de memória pré-configurado. As instâncias de função obtêm suas alocações de memória com base no tipo de função, do restante da memória restante no servidor físico, depois que o sistema operacional raiz obtém sua cota.

Instância de computação

Memória garantida

XSmall 0,768 GB
Pequeno 1,750 GB
Média 3,50 GB
Grande 7,00 GB
XLarge 14,0 GB

4. Armazenamento de instância

Cada Instância do Azure obtém uma alocação de armazenamento de disco volátil. Dependendo de seu aplicativo ter ou não monitoração do estado, você precisa ter duas considerações principais. Se os aplicativos armazenam informações neste repositório, se a configuração cleanOnRoleRecycle não estiver definida como “falso”, o repositório será reciclado durante uma reinicialização da instância. O repositório também não persistirá se a instância tiver de ser realocada para outro servidor físico. Isso pode ocorrer se houver um problema subjacente no servidor físico, uma vez que o Azure manterá automaticamente as instâncias solicitadas por você.

Instância de computação

Armazenamento em disco

XSmall 20 GB
Pequeno 220 GB
Média 490 GB
Grande 1000 GB
XLarge 2040 GB

Para obter mais informações sobre estes números, leia o Blog do Hanu Kommalapati

5. Armazenamento do Windows Azure

Ao contrário do Armazenamento de Instância mencionado anteriormente, o Armazenamento do Windows Azure persiste. O Armazenamento do Windows Azure oferece quatro Abstrações de objeto para armazenamento de dados.

  • Blobs – oferecem uma interface simples para o armazenamento de arquivos nomeados junto com os metadados do arquivo.
  • Tabelas – oferecem armazenamento estruturado massivamente escalonável. Uma Tabela é um conjunto de entidades que contém um conjunto de propriedades. Um aplicativo pode manipular as entidades e a consulta sobre qualquer uma das propriedades armazenadas em uma Tabela.
  • Filas – oferecem armazenamento e entrega confiáveis de mensagens para um aplicativo para criar um fluxo de trabalho escalonável e menos rígido entre as diferentes partes (funções) de seu aplicativo.
  • Unidades – oferecem volumes NTFS duráveis para que os aplicativos do Windows Azure os usem. Isso permite que os aplicativos usem APIs do NTFS existentes para acessar uma unidade durável anexada à rede. Cada unidade é um Blob de Página anexado à rede formatado com um único volume VHD NTFS. Nesta postagem, não nos concentraremos nas unidades, uma vez que a escalabilidade deles é de um único blob.

6. Para acessar qualquer uma das abstrações de armazenamento mencionadas anteriormente, você precisará de uma conta de armazenamento.

Ao criar uma conta de armazenamento, você poderá especificar um local para posicionar sua conta de armazenamento. Os seis locais oferecidos atualmente são:

  • Centro Norte dos EUA
  • Centro Sul dos EUA
  • Norte da Europa
  • Europa Ocidental
  • Leste da Ásia
  • Sudeste da Ásia

Como prática recomendada, você deve escolher o mesmo local para sua conta de armazenamento e suas instâncias.

7. Capacidades de armazenamento

Uma única Conta de Armazenamento pode ter um tamanho de até 100 TB. Este é um limite rígido. Esse limite não é fixo e mais contas podem ser solicitadas via atendimento ao cliente.

  • Os Blobs têm duas versões, Bloco e Tabelas. Um Blob de Bloco pode ter um tamanho de até 200 GB. Um Blob de Tabela pode ter até 1 TB.
  • Uma Tabela é um agrupamento de Entradas. Uma Entidade é composta de Propriedades. Uma única entidade pode armazenar até 255 propriedades para as quais o tamanho combinado de todas as propriedades em uma entidade não pode exceder 1 MB.
  • Uma Fila contém Mensagens. Não há limite para o número de Mensagens com suporte de uma Fila além dos limites da conta de Armazenamento. Uma mensagem em uma fila não pode ter mais de 8 KB.
  • As unidades são manipuladas como Blobs de Página e podem um tamanho de até 1 TB

Fonte: technet.microsoft.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *